Trade turístico de fronteira sela compromisso para promover o turismo na região

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, novembro 22, 2016 as 07:22 | Voltar

O 3º Seminário de Turismo de Fronteira Brasil-Paraguai se encerrou no último domingo, 20 e os participantes agora irão elaborar uma agenda propositiva de ações para em 2017 alavancar o turismo na região.

O evento, que contou com várias palestras no Centro de Convenções de Ponta Porã, visitas ao Parque Histórico Colônia de Dourados, Cerro Corá e Chacurru, foi realizado pela Prefeitura de Ponta Porã realiza em conjunto com Fecomércio MS (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul), Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Sindivarejo de Ponta Porã, Sebrae, ACEPP, Câmara de Indústria, Comércio y Turismo (PY), Convention & Visitors Bureau – Ponta Porã sem Fronteiras e a Secretaria Nacional de Turismo do Paraguai (Senatur).

“O trabalho do Cetur é atender às necessidades dos empresários e trabalhamos muito alinhados à CNC, que nos dá as diretrizes nacionais de desenvolvimento e o turismo de fronteira. Temos que trabalhar integrados e neste processo .entramos como organizador e fomentador”, diz  Nilde Brun, secretaria executiva do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da Fecomercio-MS.

Assessora técnica do Cetur da CNC, Márcia Alves, ressalta a importância do turismo multiplural das fronteiras, que apresenta vantagens competitivas. “Temos 11 estados que têm fronteiras e entendemos que do ponto de vista econômico é fundamental porque todas as cidades limítrofes têm a ganhar. Mato Grosso do Sul, com duas fronteiras, tem uma situação privilegiada e a CNC participa desde o primeiro encontro, que ocorreu em Corumbá”.

Pedro Gonzáles, governador do distrito de Amambay (PY),  ressaltou o forte potencial lembrando que em Pedro Juan há hoje sete mil acadêmicos de Medicina, número que subirá a 9 mil em 2017, estudantes que levam seus familiares para passeios, cuja permanência pode aumentar com destinos integrados. Também mencionou gestões para criação de vôo de Campo Grande a Pedro Juan e conexão a Assunção, lembrando que a infraestrutura é fundamental para alavancar o turismo.

Neste mesmo sentido, a gerente da Senatur, Zully Trinidad, enfatizou a necessidade de trabalhar de forma articulada e despertar na comunidade o sentimento de pertencimento, alinhado à identidade de fronteira. “Precisamos mostrar ao mundo que Ponta Porã e Pedro Juan têm muito a oferecer e porque não sonharmos em ser um destino de convenções e eventos?”.

Fonte: Agora MS