Representando o Brasil, MS assina declaração para ‘turismo do futuro’ com outros sete países durante AdventureNEXT

Categoria: Sustentabilidade, Turismo de Aventura | Publicado: quinta-feira, fevereiro 10, 2022 as 14:58 | Voltar

Como único representante brasileiro, a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (FundturMS) participou de uma mesa redonda para falar de conservação e sustentabilidade durante o AdventureNEXT Latin America nesta última quarta-feira (09.02). O evento, um dos principais do segmento de turismo de aventura, acontece até sexta-feira (11), no Panamá.

Para o diretor-presidente da FundturMS, Bruno Wendling, Mato Grosso do Sul mostra sua referência no segmento com essa participação. “Estive com vários ministros do turismo de países da América Latina e fiz uma apresentação sobre algumas ações do MS em relação à conservação, sustentabilidade”, explica.

Wendling cita alguns dos assuntos abordados por ele durante a mesa redonda. “Falei do Programa Trilhar MS que, por meio de mentorias, busca instigar a criação de novos produtos sob a ótica da inovação e com foco na sustentabilidade, do Plano Estado Carbono Neutro que pretende mitigar todas as emissões de gases causadores do efeito estufa dentro do próprio território até 2030. Falei também sobre o Programa Ilumina Pantanal, eleito o melhor projeto de energia solar do mundo pela Solar & Storage Live 2021. Todos ficaram muito impressionados com nossas ações e isso mostra que o Estado é uma referência”, salienta.

Na ocasião, foi firmado um termo de colaboração em prol da conservação das ações de preservação. A declaração ‘Transformação para o turismo do futuro’ foi assinada pelo Brasil, representado pelo diretor-presidente da FundturMS, outros sete países e a Adventure Travel Trade Association (ATTA), uma das principais organizações promotoras do ecoturismo e turismo de aventura do mundo. Os outros países participantes do acordo foram o Panamá, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, Honduras e a Jordânia, único país fora das Américas. É a primeira vez que um acordo como este é assinado durante um evento da ATTA.

Turismo de aventura

O turismo de aventura cria empregos, gera renda e incentiva a preservação do meio ambiente. É um dos segmentos que mais cresce no mundo, gerando anualmente cerca de 683 bilhões de dólares em negócios, segundo o Travel Leaders Group e a ATTA.

 

Texto: Débora Bordin / Fotos: Divulgação AdventureNEXT

Publicado por: daraujo@fundtur.ms

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.