Confira como foi a participação de MS na maior feira do segmento na América Latina
No último fim de semana (19 a 21 de maio), mais de 8500 observadores e entusiasta pelas aves se reuniram em um evento único no Brasil, a feira Avistar. Conhecida por reunir apaixonados pela avifauna, o evento teve recorde em visitação, trouxe novidades e promoveu o turismo de birdwatching no país. Durante três dias de rica programação, a feira contou com a presença de expositores de todo o Brasil e da América Latina, que apresentaram destinos, pousadas, operadoras e diversas formas de produção artística e cultural relacionadas aos pássaros e seus biomas.
O Estado marcou presença de forma expressiva na Avistar, com estande exclusivo onde empresários e representantes de destinos puderam apresentar seus produtos turísticos, as belezas naturais de MS, sua biodiversidade, assim como experiências únicas de observação de aves e as diversas rotas disponíveis. O espaço também proporcionou um ponto de encontro para troca de informações, inspirações e conexões pelos apaixonados no segmento de birdwatching.
O diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling, participou do painel sobre Governança do Turismo de Observação de Vida Silvestre. Na ocasião, ele mostrou como Mato Grosso do Sul está promovendo o turismo de observação de aves no estado. Também lançou o vídeo da nova campanha de promoção do birdwatching, destacando a diversidade de espécies e as belezas naturais de MS.
O estado ganhou representatividade na criação do Fórum Nacional de Turismo de Vida Silvestre com um membro na comissão nacional, membros titulares e suplente. O Fórum tem como objetivo promover o turismo de vida silvestre no Brasil, por meio de ações de promoção e divulgação dos destinos nacionais no âmbito turístico.
Lançamentos
A participação do poder público e privado foi essencial para o sucesso da feira. Durante o evento, foram lançados novos produtos turísticos, com destaque para a Rota Bioceânica Birding. Essa rota percorre municípios como Campo Grande, Jardim e Porto Murtinho, e conecta países vizinhos, como Paraguai, Argentina e Chile.
Aconteceu também o lançamento do Guia Digital do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema (PEVRI), idealizado pelo IMASUL em parceria com a FundturMS. ocalizado no coração de Mato Grosso do Sul, o PEVRI possui uma área de preservação de aproximadamente 73 mil hectares, o local é um hotspot para a observação de aves. No último Global big Day, o parque registrou 150 espécies em 24h e ficou em 7º lugar no ranking nacional durante o evento mundial.
A pesquisadora sul-mato-grossense, Maristela Benites, aproveitou a feira para lançar seus livros infanto-juvenis com o intuito de despertar o interesse das novas gerações pelo fascinante mundo das aves. Essa iniciativa contribui para a conscientização ambiental e para o incentivo à preservação das espécies.
Apresentações e palestras
Além das exposições e lançamentos, a Feira Avistar proporcionou palestras de destaque sobre o turismo de observação de aves em Mato Grosso do Sul. O Instituto Mamede, representado por Simone Mamede e Maristela Benites, apresentou a Rota Bioceânica para a observação de aves, destacando diferentes hotspots ao longo do percurso.
O guia de observação de aves, Alysson Melo, ministrou uma palestra sobre o Pantanal Sul, apresentando a Pousada Baía das Pedras como um local imperdível para a observação de aves. No último Global Big Day, a pousada registrou a marca de 163 espécies de aves, posicionando-se em 5º lugar entre os 10 principais hotspots nacionais.
Os empresários da Icterus Ecoturismo, Rafael e Gabriel, também se destacaram ao apresentar Corumbá como um destino imperdível para a observação de aves, revelando a riqueza da capital do Pantanal para os apaixonados pelo birdwatching.
José Lucas, diretor técnico da IGR Vale das Águas, apresentou uma rota em construção nas unidades de conservação do bioma Mata Atlântica, ação inédita em Mato Grosso do Sul para a região que tem ganhado destaque com as ações do PEVRI.
Simone Mamede, Maristela Benites e Lucilene Oshiro, apresentaram como o destino Campo Grande vem avançando com políticas públicas para o fortalecimento do turismo de observação de aves. Dione Sales apresentou um pouco da história da criação do PEVRI, como é feito o monitoramento da avifauna, de que forma foi possível registrar as mais de 340 espécies de aves na região e como esse resultado pode gerar novos subsídios na exploração do turismo sustentável através do birdwatching em uma Unidade de Conservação (UC).
A Feira Avistar foi uma excelente oportunidade de apresentar o turismo de observação de aves de Mato Grosso do Sul para um público qualificado. Com a participação maciça de observadores, fotógrafos, profissionais do setor e autoridades, o evento fortaleceu o Estado como um destino privilegiado para a prática desse tipo de turismo. As novidades apresentadas e os destaques nas palestras prometem impulsionar ainda mais o potencial de Mato Grosso do Sul como um paraíso para os amantes das aves e da natureza.
Mais fotos do evento:
Por: Edson Moroni – gerente de Estruturação e Inovação da Oferta Turística / Edição: Débora Bordin – FundturMS