MS participa do 34º Encontro dos Interlocutores Estaduais do Programa de Regionalização do Turismo em Brasília

Categoria: Mapa do Turismo Brasileiro | Publicado: quinta-feira, junho 29, 2023 as 09:34 | Voltar

O Ministério do Turismo iniciou na quarta-feira (28.06), em Brasília (DF), o 34º Encontro dos Interlocutores Estaduais do Programa de Regionalização do Turismo - PRT. A reunião tem o objetivo de promover a integração dos interlocutores e o alinhamento de ações a respeito da iniciativa desenvolvida pela Pasta. O evento ocorre até a próxima sexta (30.06) e conta com a presença de representantes de todos os estados do país, como exemplo de Acre, Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte.

A iniciativa tem como objetivo, ainda, analisar o contexto atual e os desafios da regionalização, orientar a atuação dos interlocutores para ampliar a efetividade do programa, reunir proposições para o aprimoramento dos eixos de atuação e nivelar os avanços e experiências do PRT. Neste primeiro dia, o evento contou com a apresentação dos Destinos Turísticos Inteligentes (DTI’s) e como cada município pode participar do projeto que vem sendo desenvolvido pelo Ministério do Turismo.

Os presentes também puderem acompanhar os cases dos interlocutores estaduais. Além disso, na parte da tarde, foi realizado a oficina participativa sobre “Intercâmbio de experiências: atuação de interlocutores” e um espaço final para debates e trocas de ideias.

O trabalho integrado é um dos pilares adotados pela Secretaria Nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade no Turismo, por meio da Coordenação Geral de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento Turístico, junto à Regionalização, desenvolvem ações para fortalecer cada vez mais a rede nacional que atua no PRT.

PAPEL DOS INTERLOCUTORES - Os interlocutores que participaram da reunião atuam na implementação e no desenvolvimento da política pública por meio da Regionalização do Turismo nos municípios e regiões que fazem parte do Mapa do Turismo Brasileiro. Eles têm papel fundamental na implementação do PRT.

São eles que recebem as orientações do Ministério do Turismo para o planejamento, implementação, acompanhamento e avaliação das ações do PRT em âmbitos estadual, regional e municipal. Os interlocutores trabalham de forma articulada, formando a Rede Nacional de Regionalização, fonte de troca de experiências, intercâmbio e inovação.

Fonte e foto: Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo