Ministro da Defesa participa da 23ª Copa do Laço e destaca importância do evento

Categoria: Interior | Publicado: segunda-feira, dezembro 7, 2015 as 12:16 | Voltar

Entre 02 a 06 de dezembro aconteceu em Dourados, município da região turística Grande Dourados, a 23ª Copa do Laço. Além de Mato Grosso do Sul, a competição contou com a participação de laçadores do Pará, Mato Grosso e Paraná. As performances foram avaliadas por técnicos da área. Recebe maior pontuação o time que conseguir mais armadas positivas, ou seja, laçar o animal apenas pelo chifre.

Conforme o presidente da Federação de Clube de Laço de Mato Grosso do Sul, Elvio Garcez, o Laço Comprido é um esporte que envolve as famílias, a tradição e a cultura do campo. “É uma modalidade esportiva que preserva a bandeira cultural do campo, também envolve e une as famílias. Hoje são 42 clubes filiados à Federação e cerca de 15 mil associados”, destacou. O esporte cresceu tanto, que em 2002 foi necessário dividir a Federação, atualmente são três grupos A, B e C.

Para o diretor-presidente da Fundtur-MS, Nelson Cintra, o laço comprido é uma importante modalidade que envolve não só a cultura e o esporte, mas o turismo também. “Considerada modalidade esportiva, a atividade também atrai pessoas de outros estados, não só para competir, mas para apreciar as competições e a cultura local. O evento movimenta o comércio, a hotelaria e consequentemente gera emprego e renda. São eventos como este que o Governo do Estado tem apoiado para que em conjunto possamos alcançar resultados positivos não só para o turismo, mas para a sociedade”, salienta.

KEV_0771

O evento também contou com a presença do Ministro da Defesa, Aldo Rebelo que reconheceu o Laço Comprido como esporte nacional na época em que era Ministro do Esporte. O Presidente da Confederação Brasileira de Laço Comprido, Sr. José Atanasio Lemos Neto, agradeceu o apoio de Rebelo junto ao Ministério do Turismo para incluir o Laço Comprido no Calendário Esportivo Brasileiro. Na ocasião, o Ministro foi convidado para ser padrinho do Laço Comprido como esporte, ressaltando que existem mais de 100 mil atletas laçadores (afilhados) no Brasil.

Aldo Rebelo enfatizou que a defesa do país é manter a sua cultura e a sua identidade. “Um país que não tem identidade, um país que não tem história, não é capaz de se defender de nada. O laço comprido é a manutenção dessa cultura, dessa história e o Brasil precisa preservar essa memória”, ressaltou.

Além do Ministro de Estado da Defesa, Aldo Rebelo, estiveram presentes o Presidente da Confederação Brasileira de Laço Comprido, Sr. José Atanasio Lemos Neto; do Vice-presidente da Confederação Brasileira de Laço Comprido, Gino Ferreira; do Presidente da Federação de Clubes de Laço de MS, Elvio Borges Garcês; Deputado Estadual, Zé Teixeira; Prefeito de Dourados, Murilo Zauith; Deputado Federal, Geraldo Resende; Deputado Estadual, Beto Pereira; Diretor-presidente da FUNDESPORTE/MS, Marcelo Miranda e Diretor-presidente da FUNDTUR/MS, Nelson Cintra.