Campo Grande (MS) – A fim de tratar assuntos relativos aos aeroportos incluídos no Programa de Aviação Regional, técnicos da Secretaria de Aviação Civil (SAC) do Governo Federal se reuniram na última quarta-feira (10), na Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), com o titular da instituição Marcelo Miglioli. Em Mato Grosso do Sul oito aeroportos receberão investimentos do Governo, onde estão previstos R$ 250 milhões para a construção e manutenção.
Serão contemplados com os investimentos os municípios de Corumbá, Bonito, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Três Lagoas, Costa Rica e Coxim, o que segundo Miglioli se traduz em mais desenvolvimento para MS. “Essa agenda é fruto de uma reunião que já tivemos em Brasília. E é de fundamental importância que trabalhemos e fomentemos essa questão logística no Estado como um todo, ou seja, aeroportos, portos, rodovias, ferrovias, é todo esse conjunto de ações que faz o Estado se desenvolver”, disse.
Criado em 2012, o Programa tem como objetivo conectar o Brasil e levar o desenvolvimento e serviços sociais a lugares distantes dos grandes centros. O valor previsto para o Programa é de cerca de R$ 7,3 bilhões e visa contemplar 270 aeroportos no território nacional.
De acordo com o coordenador-geral de Planejamento do Departamento de Gestão do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (DPROFAA), Márcio Maffili, em Mato Grosso do Sul já estão em fase final de licenciamento ambiental projetos de quatro municípios. “Esse programa prevê investimentos em reforma, ampliação, modernização de terminais, pistas, seção contra incêndio, enfim a intenção é deixar os aeroportos perfeitos para operação. Mas quando falamos desses investimentos, não nos referimos a investimentos pontuais em aviação, mas que trazem retorno para o comércio, indústria e turismo local. Para o município de Bonito por exemplo, temos certeza que será fundamental” explicou.
Além de agilizar e encontrar soluções para o andamento do Programa no Estado, os técnicos da SAC devem discutir temas pontuais com os municípios de Coxim e Naviraí nos próximos dias.
Participaram da reunião os representantes do Centro de Serviço e Engenharia do Banco do Brasil, Alexandre Bittencourt e Marco Afonso Pires e o coordenador de transportes aéreos da Seinfra, Fabricio Alves Corrêa.
Fonte: Notícias MS / Foto: Moisés Silva