Após ser preterida no governo anterior, “Marca Brasil” é relançada e será usada em ações de promoção turística e comercial do país no exterior
As agências brasileiras que administram o comércio exterior e a promoção do turismo internacional, a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), retomam a utilização da antiga logomarca que o país utilizou como Nation Brand entre 2005 e 2019, a “Marca Brasil”. A medida é um marco temporal para o início de uma nova estratégia de reposicionamento da imagem do país, focada na sustentabilidade ambiental.
Em cerimônia realizada na terça-feira (14) em Brasília, que inaugurou a retomada da marca, o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling, falou sobre a simbologia do relançamento da Marca Brasil para a retomada do turismo brasileiro.
“Significa muito para a retomada do Brasil enquanto destino turístico internacional, competitivo, que tem diversidade, que preserva sua natureza. A Fundtur MS tem utilizado a Marca Brasil há muitos anos, mesmo quando a gestão nacional anterior lançou uma nova marca e que não tinha nenhum propósito ou estratégia. Então mantivemos o uso da Marca Brasil por entender o processo de construção dela lá em 2005, dentro do Plano Aquarela. Ficamos muito felizes que ela foi relançada e, junto com ela, novas ações e um redesenho e reposicionamento das estratégias de promoção do Brasil no mercado internacional. Tenho certeza que Mato Grosso do Sul vem como um dos destinos fortes e vamos participar dessa reconstrução junto com a Embratur. É um novo momento para o turismo brasileiro”, enaltece Wendling.
Criada em 2005 pelo designer e ilustrador Kiko Farkas e atualizada pela última vez em 2010, a Marca Brasil é resultado do primeiro plano de marketing internacional do Brasil no exterior, o Plano Aquarela. A Marca Brasil foi concebida para valorizar o colorido da identidade do Brasil. Desde a concepção, adota o verde das florestas; o amarelo do sol, da luz e das praias; o azul do céu e das águas; o vermelho das festas populares, e o branco da vestimenta e da religião popular. O projeto nasceu da inspiração de um desenho de Roberto Burle Marx, consagrado artista plástico e paisagista brasileiro.
A Marca Brasil foi desenvolvida com curvas e cores que valorizam a diversidade cultural e natural do país. “É um símbolo que marca a reconstrução do Brasil. Ela é um recado para o mundo, de que o país da sustentabilidade, da diversidade e do respeito está de volta”, avisa o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
“O Turismo é uma das atividades econômicas mais importante do mundo e talvez a que mais garante a preservação. Ninguém quer visitar um país que destrói e queima suas florestas. As pessoas querem visitar um Brasil que preserva e tem responsabilidade climática. A gente quer que o nosso respeito à fauna, à flora, às florestas, à vida e à democracia sejam admirados pelo mundo e esse mundo possa nos visitar”, avalia Freixo.
O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, destaca que a grande concentração de biodiversidade e riquezas naturais do Brasil, aliado à responsabilidade climática, criam uma grande oportunidade de promoção do turismo para os demais países. “Isso vai fazer uma diferença na hora que o Brasil se recoloca na agenda positiva do planeta e como solução para a crise climática. A gente tem a implementação da sustentabilidade das mais diferentes formas, especialmente na vida de todos nós”, acredita.
Sustentabilidade
A ministra de Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, defendeu que o turismo seja uma das soluções para que “as reservas florestais brasileiras sejam instrumentos de proteção ambiental, mas, também, de desenvolvimento econômico e de inclusão social”. Ela elencou as prioridades da ação conjunta entre o Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Turismo e Embratur, como a promoção dos Sítios do Patrimônio Natural da Humanidade reconhecidos pela UNESCO e a realização de melhorias na infraestrutura de visitação dos parques nacionais, a exemplo do que já existe em parques de países como África do Sul, Argentina e Chile.
A nova direção da Embratur criou em sua estrutura a Gerência de Sustentabilidade e Ações Climáticas e dará centralidade a este tema em sua atuação, formulando políticas e negociando parcerias internacionais em favor da neutralização da emissão de carbono nos destinos turísticos do Brasil. O corpo técnico também atuará para induzir estes destinos a incorporar políticas de sustentabilidade.
Uso comercial
A Marca Brasil retorna como uma Nation Brand que representa o país no comércio de produtos, serviços e turismo. Voltará a ser utilizada em produtos industrializados brasileiros para exportação, em parceria com a APEX Brasil. No turismo, a marca voltará a ser usada em publicações de turismo e por todo o trade turístico: companhias aéreas, operadoras e agências de viagem, hotéis e pousadas, além dos mais diversos eventos no Brasil e no mundo.
Marca Brasil pelo país
Complementar à cerimônia realizada em Brasília, o lançamento também contou com a projeção da marca nos seguintes monumentos espalhados pelo Brasil:
- Arcos do Natal Luz, em Gramado (RS);
- Casa do Emigrante, em Cuarapuava (PR);
- Castelo da Torre de Garcia D’Avilla, na Praia do Forte, Mata de São João (BA);
- Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (RJ);
- Fonte Luminosa da Torre de TV de Brasília (DF);
- Igreja Santa Rita, em Paraty (RJ);
- Morada dos Baís, Campo Grande (MS).
- Museu do Estado do Pará, Belém (PA)
- Ópera Arame, em Curitiba (PR);
- Palácio do Governo, em Rio Branco (AC);
- Palácio República dos Palmares, em Maceió (AL);
- Ponte Estaiada, em Teresina (PI);
- Praça Central da Cidade, em Bonito (MS);
Débora Bordin, FundturMS com informações da Embratur
Fotos: @visitmsoficial