FundturMS apresenta rotas de observação de aves para operadora colombiana especializada no segmento

Categoria: Birdwatching | Publicado: quarta-feira, abril 17, 2024 as 14:12 | Voltar

A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul realizou um famtour de Birdwatching (aviturismo) dos dias 27 de março a 6 de abril, em parceria com o operador especializado colombiano Tananger Photo Tour.

O Birdwatching, ou Aviturismo, é um dos grandes segmentos do ecoturismo em grande crescimento. Essa ação teve como objetivo apresentar diversas rotas de observação de aves em três regiões turísticas do estado: Pantanal Sul, Bonito/Serra da Bodoquena e Vale das Águas.

Ao longo de quase 10 dias, foram observadas 228 espécies de aves algumas em destaque foram, arara-azul, chororó-do-pantanal, cisqueiro-do-rio, noivinha, rapazinho-do-chaco, rabo-branco-de-barriga-fulva, tricolino, pula-pula-de-sobrancelha, e mais de 15 espécies de mamíferos, incluindo a anta, tamanduá-bandeira e mirim, cervo do pantanal, veado campeiro, tatu, além da imponente sucuri amarela.

Durante o famtour foram visitados os seguintes empreendimentos que desenvolvem a atividade de observação de aves: Pousada Baia Das Pedras, San Francisco, Estância Mimosa, Chácara Beija-flor, Buraco das Araras, Recanto Ecológico Rio da Prata, Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema e Instituto Cabral.

Para Alejandro Pinto, CEO da Tanager Photo Tour, conhecer o Mato Grosso do Sul foi uma viagem surpreendente. “Fiquei impressionado com a infraestrutura turística, a facilidade de avistamento de espécies de aves e mamíferos e o conhecimento dos guias como de Manoela Bernard e Alysson Mello, guias locais como Edyir Alves, Fernando Maidana, Bergson Sampaio e Dione Sales. Com certeza é um destino que estará no portfólio da empresa e que em breve voltaremos com clientes”, ressaltou Alejandro.

Para Bruno Wendling, essa ação de marketing e promoção por meio de FAMTOUR é extremamente importante para posicionar o estado de Mato Grosso do Sul como líder do Birdwatching/aviturismo no Brasil. “Em ações como esta mostramos como o Estado está competitivo com mercados internacionais para receber cada vez mais turistas que têm como objetivo observar as aves. Mato Grosso do Sul, com suas mais de 670 espécies é, de fato, um destino imperdível”, salienta Wendling.

Link e-Bird: ebird.org/tripreport/216110

Vem Passarinhar em Mato Grosso Do Sul

Mato Grosso do Sul é um estado privilegiado por sua natureza. Em sua área encontramos nada menos que quatro biomas: Pantanal, Cerrado, Mata Atlântica e o Chaco. Tanta diversidade resulta em uma imensa variedade de fauna e flora silvestres sendo, portanto, um destino único a ser visitado pelos observadores de aves e fotógrafos de natureza.

Geografia - Mato Grosso do Sul está localizado no Centro-Oeste Brasileiro, fazendo divisa com Mato Grosso (N), Goiás e Minas Gerais (NE), São Paulo (E) e Paraná (SE). Também faz fronteira com o Paraguai, a sudoeste, e Bolívia, a oeste.

Seu relevo formado por matas, campos de cerrado, várzeas, banhados e serras como, as de Maracaju, Bodoquena e Amolar, além da imensa planície pantaneira, abriga mais de 670 espécies, quase 35% de toda a avifauna brasileira. Birdwatchers de todo o mundo contam com ótima infraestrutura e são acompanhados por guias bilíngues especializados com profundo conhecimento da região, o que assegura uma experiência inesquecível em sua passarinhada no Mato Grosso do Sul.

Se você está procurando um destino incrível para a sua próxima passarinhada venha desbravar as aves de Mato Grosso do Sul! Escolha seu lifer e prepare seu equipamento. As aves de Mato Grosso do Sul estão te esperando de asas abertas.

Conheça a lista de aves de MS nos portais WikiAves e Ebird.

 

Por: Edson Moroni, gerência de Inovação da FundturMS

Fotos: Alejando Pinto e Edson Moroni

Publicado por: daraujo@fundtur.ms

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.