Fundtur MS comemora 20 anos dedicados ao fomento do turismo de Mato Grosso do Sul

Categoria: Isto é Mato Grosso do Sul | Publicado: sexta-feira, novembro 12, 2021 as 14:04 | Voltar

Há 20 anos foi criada a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul. São duas décadas dedicadas a fomentar o desenvolvimento responsável da atividade turística no Estado, por meio da implementação de políticas públicas efetivas e integração da gestão que posicionem o Turismo como um dos principais segmentos econômicos do Mato Grosso do Sul.

Neste dia 11 de novembro, um evento realizado no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo celebrou a data de criação (Decreto publicado em 14.11.2001) e homenageou ex-diretores-presidentes, antigos e atuais servidores que contribuíram para o fortalecimento da instituição.

Para o diretor-presidente da FundturMS, Bruno Wendling, a comemoração se dá em um momento difícil ainda, porém com um horizonte mais otimista após o ápice da pandemia. “Podemos, de fato, olhar para frente e ver as conquistas que tivermos nesses 20 anos. A Fundtur trabalhou muito em todas as gestões e com o apoio do trade sul-mato-grossense, representado aqui pelo presidente do Conselho Estadual de Turismo, Marcelo Mesquita. E nesses últimos anos, fizemos um trabalho que serviu de referência na retomada do turismo, pois tivemos a capacidade de mudar bem rápido e redirecionamos nossas estratégias no momento mais difícil da história da humanidade recente. Tivemos inteligência emocional para isso e toda a nossa equipe teve capacidade de tocarmos em frente e a Fundtur triplicou o número de ações e o orçamento”, enfatiza Wendling.

Durante o evento, Wendling também apresentou conquistas da FundturMS, ações e estratégias em andamento, além de perspectivas para os próximos 20 anos. “Não estamos comemorando só os 20 anos de Fundação de Turismo, mas o avanço nas políticas públicas que se iniciaram há duas décadas e a capacidade que esse time teve para criá-las e implementá-las. A palavra de hoje é gratidão. É muita história, não poderíamos ter deixado passar em branco, e esse evento era o mínimo que poderíamos fazer para agradecer inclusive ao Governo do Estado, que nos dá todo o apoio para trabalharmos. Isso nos dá segurança para traçarmos diretrizes e pensarmos como queremos estar nos próximos 20 anos”, salienta.

Secretário Jaime Verruck, Nilde Brun e diretor-presidente da FundturMS, Bruno Wendling (Foto: Serginho Quevedo)

Ex-diretora-presidente da FundturMS, Nilde Brun, conta como foi fazer parte da criação da entidade e do orgulho de seu legado. “Lembro que fizemos um estudo e montamos uma estratégia para a criação da Fundtur e do Funtur (Fundo para o Desenvolvimento do Turismo do Estado do MS), que dá sustentação financeira para a Fundação de Turismo, e esse tempo passou muito rápido. Quero agradecer e dizer que todos que estão aqui, indistintamente, deram sua contribuição da melhor forma possível, obrigada por vocês terem feito parte dessa história junto comigo. E parabéns, Bruno, pelo trabalho que você está fazendo e eu fico muito orgulhosa, porque você trabalhou comigo na Fundação, depois levantou voo e então voltou para dar sua contribuição para o Estado”, fala emocionada.

Carlos Porto, que foi diretor-presidente entre gestões de Nilde Brun, comenta sobre a época em que assumiu a Fundtur. “Quando fui convidado para assumir a Fundtur eu sabia que seria desafiador, mas nos empenhamos e trabalhamos muito. Agora eu vejo um resultado dessa grandeza apresentado pelo Bruno. Eu diria que Mato Grosso do Sul sai na frente disparadamente e isso é fruto de cada um de vocês que estão envolvidos na Fundação de Turismo. Quero agradecer a homenagem e parabenizar a todos, pois essa semente foi plantada por cada um de vocês”, exalta.

Secretário da SEMAGRO, Jaime Verruck

O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) Jaime Verruck, também esteve no evento representando o governador Reinaldo Azambuja. “Vi aqui o resultado de 20 anos de trabalho e posso afirmar que Mato Grosso do Sul está muito bem. Quero parabenizar a você, Bruno, e a toda a equipe pela estrutura de planejamento claríssima, objetiva e focada que em qualquer lugar do mundo será reconhecida como um processo de gestão adequado. Parabéns pelo evento e por todas as atividades que vocês têm desenvolvido em prol do desenvolvimento dessa atividade econômica fundamental para o MS, que é o turismo. Talvez a atividade de maior potencial de crescimento e é isso que vocês estão fazendo: crescimento, com qualidade e sustentabilidade”, enaltece Verruck.

“O secretário Jaime Verruck me disse algo que é verdade, de que precisamos de três pontos para podermos exercer nossa competência: ter conhecimento, capacidade de investimento e liberdade para trabalhar. E nós temos essas três coisas na FundturMS, obrigada ao governador Reinaldo e a todo o time mais uma vez. Isto é Mato Grosso do Sul”, pontua Wendling.

Homenagens

Além de homenagear os ex dirigentes da entidade, a Fundtur fez uma enquete com os atuais servidores para que estes pudessem escolher, entre os colaboradores atuais e os que já saíram, duas pessoas que simbolizassem todo o grupo que trabalhou na entidade e para que recebessem uma homenagem. O mais votado foi Antônio Correia da Silva, conhecido como Bahiano. Figura reconhecida também pelo trade turístico regional e nacional, Bahiano não pode estar presente, mas foi aplaudido e ovacionado por todos.

Secretário Jaime Verruck, Dra. Danielle Cardoso de Moura e diretor-presidente da FundturMS, Bruno Wendling (Foto: Serginho Quevedo)

A segunda mais votada na enquete foi a Dra. Danielle Cardoso de Moura, Gerente do Observatório do Turismo de Mato Grosso do Sul (ObservaturMS). “É uma honra poder fazer parte da história da Fundtur e dessa família que me acolheu com muito carinho. Muito emocionante poder representar, juntamente com o querido Bahiano, a esses servidores que nos inspiram com tanta generosidade em compartilhar o conhecimento, dedicação e comprometimento em prol de uma entrega de qualidade com vistas ao desenvolvimento e fortalecimento do setor do Turismo no Estado. Tenho muito a agradecer pelas oportunidades e por todo o aprendizado ao longo desses quase 6 anos que estou aqui. E que venham mais 20 anos”, ressalta.

O assessor técnico de gabinete, Diego Garcia Santos, que disputou o segundo lugar de forma acirrada, fala sobre a surpresa de também ser homenageado. " Apesar de não fazer as coisas pensando em homenagens, é sempre muito bom ver que as pessoas estão vendo o seu esforço. Estou muito feliz com este momento aqui. O evento foi uma grande oportunidade para reencontrar velhos conhecidos e de apresentar à comunidade sul-mato-grossense, incluindo o trade turístico, uma prestação de contas do que esta gestão tem feito. Me sinto feliz pela oportunidade que me foi dada e procuro a cada dia demonstrar que o Bruno fez a escolha certa”.

Gestão do turismo do MS tem mais de 40 anos

A data de criação do primeiro órgão estadual voltado para o fomento do turismo de Mato Grosso do Sul, através do Decreto nº 132, é 28 de maio de 1979. De lá para cá, o órgão passou por várias transformações e nomenclaturas (Empresa de Turismo de Mato Grosso do Sul/TURISUL, Empresa de Turismo de Mato Grosso do Sul/MSTur, Companhia de Desenvolvimento Econômico de MS/CodeMS) até chegar na atual Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (FundturMS).

 

Texto: Débora Bordin / Foto capa: Bolivar Porto

Publicado por: daraujo@fundtur.ms

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.