Com o objetivo de comunicar e sensibilizar os setores do turismo, comunidade e poder público sobre o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), com apoio do Comitê de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Comcex-MS) iniciou, nesta semana, as ações em alusão ao dia 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, no interior do Estado.
Hoje em São Gabriel, acontece o Encontro da Rede de Garantia dos Direitos das Crianças e Adolescentes onde será amplamente debatido o tema e elaboradas propostas para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Durante o encontro, será apresentada a pesquisa “Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a relação com a BR 163 e as possibilidades de enfrentamento-Representação da Rede de Garantia de Direitos”. A pesquisa foi realizada entre os municípios de Bandeirantes, Coxim, Jaraguari, Rio Verde, São Gabriel do Oeste, Sonora ePedro Gomes.
De acordo com a gestora de ações sociais da Fundtur e representante do Comcex, Tânia Regina Comerlato, o objetivo da pesquisa é apresentar o levantamento da situação atual sobre a exploração sexual. “Com os resultados é possível buscar soluções e contribuir para que os municípios elaborem políticas públicas voltadas para a garantia de direitos de crianças, adolescentes e jovens”, destacou.
Sobre os números a Tânia disse que eles evidenciam a necessidade das ações voltadas para a sensibilização, mobilização, articulação e fortalecimento nos municípios como estratégia de defesa e de garantia dos direitos da criança e do adolescente.
Participam do encontro representantes do Conselho Municipal da Criança e adolescentes, do Conselho Municipal da Assistência social, do Conselho Municipal da Mulher , do Conselho Municipal da Educação, dos municípios e do Fórum Regional do Turismo da Rota Norte.
Além do encontro, a equipe está visitando as redes de turismo do município como hotéis, agências de viagens, restaurantes, entre outros estabelecimentos. Ontem o trabalho foi realizado em Bandeirantes.
No decorrer das atividades serão distribuídos panfletos com orientações sobre como as pessoas devem proceder em casos ou suspeitas de ocorrências de abusos e exploração sexual envolvendo menores de idade.
Campanha
No dia 18 de maio, celebramos o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que tem como objetivo mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. A data foi instituída pela Lei 9.970, de 17 de maio de 2000.
Desde então, entidades ligadas à defesa dos direitos das crianças e adolescentes promovem atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual. Todos os anos, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual realiza a campanha “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes”, com o objetivo de mobilizar a sociedade. Blog da campanha: http://facabonitocampanha.blogspot.com.br/
A logomarca da campanha é uma flor, que desde 2010 tornou-se o símbolo do enfrentamento à violência sexual infantojuvenil.