Fundação de Turismo realiza atendimento para projetos de municípios durante a Expoagro

Categoria: Interior | Publicado: quarta-feira, maio 18, 2016 as 08:45 | Voltar

Dourados (MS) - Durante dois dias o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Nelson Cintra Ribeiro juntamente com uma equipe técnica prestou atendimento para gestores públicos em projetos de turismos dos seus municípios. Ao todo foram convidados 30 municípios que compõe a região da Grande Dourados, durante a 52ª Expoagro.

O objetivo é contribuir com o desenvolvimento local, através da implementação e consolidação da atividade na região, para ajudar na geração de renda. Os atendimentos foram realizados na terça-feira (17) e quarta (18), na sede do Sindicato Rural localizado no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho em Dourados.

De acordo como o diretor-presidente, Nelson Cintra, o atendimento foi feito de acordo com o projeto apresentado por cada administrador. Esse projeto de turismo será analisado e orientado para que assim possa ser financiado pelo Estado.

"As fundações, sempre com as agências de turismo, trabalham para divulgar e priorizar os pontos turísticos e com isso e também tem o dever de auxiliar as prefeituras no desenvolvimento. A pedido do Governo do Estado estamos visitando as exposições agropecuárias para mostrar que temos a preocupação com o consumidor final. Foram divididos esses dois dias para atender a 30 municípios que compõe a região da Grande Dourados, vamos ouvir, orientar e auxiliar para que esse projeto seja financiado pelo Estado", explicou Cintra.

Segundo ele, anteriormente o turismo dentro do Estado não era valorizado e as novas ações tomadas pelo atual governo prova que através dele pode além de divulgar os pontos turísticos, também como uma geração de renda e desenvolvimento dos municípios.

"O turismo é importante, hoje ele é geração de renda. Uma festa, como aniversário da cidade ou outros eventos traz a população e empresa local oportunidade de emprego. Nele podemos mostrar a potencialidade de novos destinos turísticos dentro do Estado", contou.

Segundo Cintra, antes o turismo não era visto como importante dentro do Estado

Na manhã desta terça (17), o primeiro município a receber ao atendimento foi Ponta Porã, representado pela presidente da Fundação da Cultura da cidade, Gisele Benites Flor.

Cintra contou ainda que a fundação está com um novo projeto para este ano, em que uma equipe irá visitar todos os municípios do estado e nele conhecer sobre o turismo local, como festas, exposições e festas típicas entre outros, para traçar um novo mapa de turismo no Estado.

"É uma forma que encontramos para conhecer cada município e sua potencialidade e com ele novos destinos. Nós queremos trabalhar com esses locais e divulgar. A fundação tem o dever de divulgar o seu estado e por isso conhecer e conversar tudo com os prefeitos e assim ter um diagnóstico. Vamos trabalhar junto com as universidades nesse projeto e acredito que vamos dar novas opções de lazer dentro do Estado", explicou.

Em relação da escolha da feira, como o lugar para realizar os atendimentos, Cintra conta que a cidade é vista como um polo de desenvolvimento e tem uma das maiores feiras agropecuárias do estado, assim como prestigiar o evento.

"Estamos aqui para prestigiar o evento e seus organizadores, o Sindicato Rural e a população. Entendemos que a cidade é um grande polo de desenvolvimento e a maior exposição do estado, por isso disponibilizamos esses dois dias para ficar aqui atender e prestigiar", pontuou.

Fonte: Dourados News