Fortalecimento do turismo no Pantanal é tema de discussão durante seminário em Corumbá

Categoria: Pantanal | Publicado: sexta-feira, agosto 11, 2017 as 11:57 | Voltar

Pesca esportiva é uma das vocações do turismo local

Campo Grande (MS) - Localizada no coração do Pantanal, Corumbá (MS) é um dos principais destinos brasileiros de natureza e aventura. A cidade histórica, que fica às margens do rio Paraguai, recebeu nesta quinta-feira (10) o ministro do Turismo, Marx Beltrão. O ministro e o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), Bruno Wendling, discutiram o fortalecimento da atividade na região com autoridades locais e segmentos do turismo regional. O debate ocorreu durante o seminário “Turismo no Pantanal – Perspectivas de Desenvolvimento”.

Segundo Wendling, o Estado tem desenvolvido ações de fomento do turismo e a parceria do Ministério é de grande importância. “Estamos em consonância com o Ministério do Turismo para o desenvolvimento do setor em Mato Grosso do Sul. Um dos comprometimentos do ministro Marx foi de impulsionar nacional e internacionalmente a nova campanha de marketing de promoção dos nossos destinos. A Fundtur vai lançar essa campanha durante a feira ABAV 2017, em setembro. Além disso, a Fundação de Turismo vai apoiar a prefeitura de Corumbá na elaboração da ‘Carta de Corumbá’, com demandas do turismo da região e que será entregue ao ministro em Brasília. Além disso, o secretário Jaime Verruck entregou a Beltrão um documento com os projetos que a Fundtur já havia solicitado ao MTur, para que eles sejam priorizados”, destaca.

Entre os assuntos discutidos com o ministro estava a importância da conectividade aérea para atrair mais visitantes brasileiros e estrangeiros, além das melhorias no porto fluvial para o incremento da pesca esportiva. Também participaram do seminário o prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira, o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, a diretora-executiva da Fundação de Turismo do Pantanal, Marjú Venturini, além dos deputados federais Fábio Garcia e Carlos Marun.

“Não basta a existência do porto, ele precisa estar preparado para receber bem o visitante e a construção de terminal de embarque e desembarque, será fundamental para dar mais conforto para os turistas dos cruzeiros fluviais e de pesca esportiva”, reconheceu o ministro. A obra do terminal de passageiros do Porto de Corumbá terá verba dos governos federal e estadual, num valor total previsto em R$ 3,5 milhões.

O ministro do Turismo destacou, ainda, a vocação natural da região para o ecoturismo e os investimentos da Pasta em infraestrutura para alavancar a atividade com a geração de empregos e renda no Pantanal. Marx Beltrão ressaltou que já foram contratados cerca de R$ 70 milhões em projetos e obras com o governo do Mato Grosso do Sul e em torno de R$ 60 milhões em convênios diretamente com os municípios.

“O Mato Grosso do Sul é de grande importância para o turismo brasileiro e estamos dando total apoio ao estado e municípios para o crescimento do turismo deste grande destino”, afirmou. “O papel do ministério é trabalhar para que o Turismo seja visto, de fato, como uma plataforma para a geração de empregos, de renda e de oportunidades para todos”, concluiu o ministro.

Além do seminário realizado no Centro de Convenções do Pantanal, Marx Beltrão conheceu o Centro Histórico de Corumbá e um dos barcos hotéis que navegam pelo rio Paraguai. A embarcação já tem reservas confirmadas até 2019 e é um exemplo da importância da pesca esportiva para o desenvolvimento do turismo regional.

O Pantanal abrange os estados do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, na divisa do Brasil com a Bolívia e o Paraguai, e foi reconhecido pela Unesco como Patrimônio Natural Mundial. A reserva da biosfera é um dos ecossistemas que fazem do Brasil o país número um do mundo em recursos naturais, segundo o Fórum Econômico Mundial.

A cidade histórica de Corumbá, além de “Capital do Pantanal”, é um polo cultural do Mato Grosso do Sul. O festejo junino do Banho de São João, nas águas do rio Paraguai, é um dos destaques locais e atrai mais de 50 mil visitantes. Em junho, a cidade foi um dos cinco destinos brasileiros selecionados pelo Ministério do Turismo para ações de promoção das festas juninas.

Débora Bordin – Fundação de Turismo de MS, com informações do Ministério do Turismo | Foto: FundturMS