Na última quarta-feira (09.12) o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) realizou sua 100ª Reunião Ordinária. Entre as principais pautas estavam o balanço das ações, resultados de 2020 e as estratégias para 2021. A convite do atual vice-presidente do Fórum, Fabricio Amaral, a reunião aconteceu em Goiânia, de forma híbrida (presencial e online) com todos os protocolos de biossegurança.
Para o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling, que também ocupa a cadeira de presidente do Fornatur, o Fórum teve uma atuação de destaque no cenário nacional, com importantes conquistas diante da crise desencadeada pela pandemia do novo coronavírus. “O Fornatur teve um papel muito importante nas ações de enfrentamento à crise e retomada do turismo nacional. Vale destacar nossa influência positiva na criação do selo ‘Turismo Responsável – Limpo e Seguro’ lançado pelo Ministério do Turismo, nosso trabalho em emendas e Medidas Provisórias aprovadas no Congresso e a conquista de 13,5 milhões de reais em verba descentralizada do MTur para ações de retomada do turismo nos estados”.
A reunião também tratou do planejamento para o próximo ano. “Em 2021 queremos trabalhar especialmente junto aos parlamentares e realizar a sensibilização para pautas voltadas para o turismo. Vamos fazer parceria com a Confederação Nacional dos Municípios, aqui representada pela Marta Feitosa, para conseguirmos ter capilaridade nas nossas ações e chegar lá na ponta, além de sensibilizar os novos prefeitos da importância da atividade turística”, ressalta o presidente.
O presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Eduardo Sanovicz, também participou da reunião e se pronunciou sobre a prorrogação do acordo do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) para a redução de ICMS do querosene e estratégias conjuntas para que os Estados possam articular a captação de novos voos.
Segundo Wendling, o Fórum cobrou do Ministério do Turismo a assinatura de convênios e o reposicionamento urgente do turismo brasileiro. “Não adianta só fazer uma campanha publicitária de retomada, tem que ter um reposicionamento da imagem do Brasil. Além disso, a regionalização tem que ser valorizada nos seus territórios, precisamos de uma atuação junto à Embratur e a presença do Fornatur dentro do Conselho Deliberativo. E agora estamos preocupados com a possível descontinuidade das ações e com o futuro da gestão da pasta, pois ao final da reunião fomos pegos de surpresa com a demissão do ministro Marcelo Álvaro Antônio. O Fornatur vai se posicionar em relação a esse tema”, finaliza.
Na 100ª Reunião Ordinária do Fornatur, o Ministério do Turismo esteve representado pelo chefe de gabinete, Hercy Ayres Filho, pela gerente de comunicação, Joana Coelho, de forma presencial e pelo secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França Cordeiro, de forma online.
Texto: Débora Bordin / Foto: Divulgação Fornatur