Campo Grande (MS) – A primeira edição da Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT Pantanal) começa nesta quarta-feira (20) no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá (MT), e segue até domingo (24), com o tema “Turismo: um grande negócio”. Os destinos turísticos de Mato Grosso do Sul estarão representados pela Fundação de Turismo e empresários do setor.
Segundo o diretor presidente da Fundação, Nelson Cintra, será uma ótima oportunidade para apresentar os destinos do Tour da Tocha no MS. “Mato Grosso do Sul tem nove municípios que receberão a Tocha Olímpica e vamos mostrar todo o potencial desses destinos, que incluem alguns já consolidados como Bonito e a capital Campo Grande”, destaca Nelson.
A feira terá também a participação de empresários, representantes do setor público e consumidores finais, além de contar com um festival gastronômico com pratos típicos da culinária mato-grossense e um espaço dedicado à exposição de artesanato com destaque para o trabalho desenvolvido pelas associações de artesãos e artes indígenas.
Em referência à passagem da tocha olímpica, o estande do Ministério do Turismo na FIT Pantanal distribuirá material sobre o revezamento da chama, além de ser decorado com imagens que remetem aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos com atletas em diferentes pontos turísticos do País. O revezamento da tocha começa dia 3 de maio, em Brasília.
Durante os quatro dias de programação da FIT Pantanal, ocorrerão encontros institucionais, palestras e oficinas e atendimento empresarial. Também serão apresentados produtos de turismo de aventura, social e cultural. Entre as atrações para o público haverá exposição dos municípios com potencial turístico e palco cultural com shows regionais.
Revezamento da tocha
No dia 25 de junho a tocha olímpica chega ao Mato Grosso do Sul para um passeio por nove municípios com pernoite na capital Campo Grande e em Dourados. Serão três dias de contato com uma cultura miscigenada, com forte presença indígena e de imigrantes de várias partes do país. O roteiro é: Sidrolândia, Maracaju, Rio Brilhante, Itaporã Nova Andradina, Bataguassu e Bonito, aquela cidade que faz jus ao nome com seus rios que mais parecem aquários e fazem a alegria dos mergulhadores.
Os destinos ofertam segmentos voltados ao turismo de aventura, turismo rural, o ecoturismo e a pesca esportiva. O estado abriga ainda a maior área alagada do mundo, o Pantanal, que ocupa 65% da região cercada de biomas como Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica.
Débora Bordin – Assessoria de Comunicação da Fundtur MS / com informações do Portal Brasil