Reconhecido por suas belezas naturais, Bonito também se destaca pela força da economia criativa. No Carnaval, a Feira dos Criativos reforça esse diferencial ao aproximar visitantes da produção artesanal e da cultura local. Com programação nos dias 14, 15, 16, 27 e 28 de fevereiro, a iniciativa é promovida em parceria com a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), Integração Trade e Zagaia Eco Resort.
A feira integra uma agenda especial preparada para o Carnaval, que inclui gastronomia, oficinas e atividades de lazer voltadas a públicos de todas as idades. De acordo com os organizadores, a ação reforça uma atuação colaborativa que conecta hospitalidade, turismo sustentável e geração de oportunidades para a comunidade local. Segundo o resort, “a ação contribui para ampliar a visibilidade dos artesãos locais, incentivar o consumo consciente e consolidar Bonito como destino que consolida suas raízes”.
O diretor-presidente da Fundtur-MS, Bruno Wendling, ressalta a relevância da iniciativa. “Essa ação é fruto de um trabalho começou há dois anos, quando começamos a trabalhar o projeto Marambaia Criativo com apoio ao maior bairro de Bonito que desenvolve atividades de economia criativa e com suporte aos criativos.
Segundo Wendling, o desdobramento para esta feira em que os criativos de Bonito, artesãos e artistas locais terão a oportunidade de expor e comercializar seus produtos, foi a partir de um evento que aconteceu em 2025 apoiado pela Fundtur e realizado no Zagaia.
“Então fortalecemos ○ projeto, ao mesmo tempo que o hotel cumpre com seu papel social e de apoio à economia local. Estamos felizes com essa ação que os turistas vão poder visitar e ter a oportunidade de levar para casa um pouco da cultura de Mato Grosso do Sul”.
Débora Bordin, comunicação Fundtur MS
Fotos: Marambaia Eco Criativa
