Diretores do Rally dos Sertões acertam últimos detalhes da passagem por Coxim

Categoria: Rally dos Sertões | Publicado: sexta-feira, julho 21, 2017 as 08:18 | Voltar

Campo Grande (MS) - Diretores-adjuntos da Dunas Race, empresa organizadora do Rally dos Sertões, uma dos maiores competições off road do mundo, estiveram na última segunda-feira (17) em Coxim, localizada na região turística Rota Norte, para acertar os últimos detalhes da passagem do evento pelo município.

O diretor-geral da Dunas Race, Marcos Moraes, conta que o grupo de sete pessoas em dois veículos está checando a planilha de navegação com o roteiro estabelecido previamente, para verificar as possíveis variáveis que possam ocorrer durante a competição. "Estamos fazendo todo o roteiro do rally, desde o primeiro dia até o último, levantando todo o percurso, checando se tudo está conforme a planilha, para a navegação dos pilotos. Ao mesmo tempo, estamos vendo a logística da prova, designando os pontos de resgates aero-médicos, aonde as nossas equipes técnicas vão monitorar a segurança na estrada e onde necessitaremos de apoio", esclarece Moraes.

Neste ano de 2017 o Rally dos Sertões terá largada em Goiânia (GO), no dia 20 de agosto, e chegada em Bonito (MS), no dia 26 de agosto, percorrendo 2.793 quilômetros percorridos em Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O roteiro ainda não foi divulgado, apenas as cidades que as equipes e pilotos terão como base de apoio. Em Mato Grosso do Sul foram escolhidas Coxim, Aquidauana e Bonito. Coxim será o primeiro município sul-mato-grossense a receber a competição, no dia 24 de agosto, data em que uma caravana de aproximadamente 2 mil pessoas entre pilotos, equipes técnicas, familiares e imprensa nacional e internacional deverá chegar.

Marcos ressalta que esta edição é especial, pois serão comemorados 25 anos do Rally dos Sertões e 40 anos da criação do Estado de Mato Grosso do Sul: "Estamos bem animados, pois além de termos um nível técnico fantástico, MS deve receber quase 2 mil pessoas. Certamente esse movimento vai impactar positivamente as áreas de hotelaria, gastronomia, autopeças, combustíveis, entre outras.

A estimativa é de que a competição movimente até R$ 5 milhões na economia estadual. "Essa movimentação econômica será significativa para as cidades e o evento para a população, que terá contato com esse tipo de atividade, com os pilotos, veículos de última geração. É uma competição que, sem dúvidas, faz parte do Brasil, um país gigantesco, e cabe muito bem o cross country nele", finalizou Moraes.

A quinta etapa será entre Barra do Garças, no Mato Grosso, e Coxim, em Mato Grosso do Sul. Será o maior deslocamento da prova, com aproximadamente 600 km, o que deve exigir muito do físico e do psicológico dos competidores, explica Du Sachs, diretor técnico da Dunas Race.

"Os competidores chegarão pela avenida Virginia Ferreira e seguirão para a área de boxes, na sede campeira do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sentinela do Pantanal. Lá as equipes estarão alocadas e receberão a visitação do público interessado em conhecer um pouco da rotina de pilotos e mecânicos", explica Sachs.

Equipes técnicas e familiares acompanham os pilotos, formando uma caravana em caminhonetes, carretas, motor homes, motocicletas e ônibus. A prefeitura de Coxim está preparando uma programação especial para a que a população possa celebrar com esses visitantes essa importante data.

Injeção de ânimo na economia

Conforme o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS) que apoia o evento, Bruno Wendling, esse fluxo de pessoas vai gerar economia positiva aos cofres públicos estaduais e municipais, além de colocar Mato Grosso do Sul em evidência no Brasil e no mundo. “Esperamos movimentar milhões de reais durante os dias do Rally. A organização do evento fala em R$ 50 milhões em todos os estados (Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), e a gente estima que aqui em MS sejam deixados de R$ 3 milhões a R$ 5 milhões”, afirmou.

O prefeito de Coxim, Aluizio São José, destaca que diante da crise financeira que abate o país e consequentemente o município, o Rally surge como alternativa de incremento na economia do município e que a longo prazo, os resultados serão melhores ainda. "Vários hotéis da cidade já estão com as reservas esgotadas para essa data. Há uma expectativa grande em relação à economia, já que esses turistas de alguma forma deverão consumir produtos e serviços em nosso município. É um momento especial para a nossa cidade e para a nossa população, pois o evento tem destaque na imprensa esportiva nacional e internacional", diz Aluizio.

"Mesmo sendo uma passagem rápida dessa caravana de quase duas mil pessoas, certamente isso nos trará retornos futuros, pois nosso município terá seu nome e suas paisagens divulgados espontaneamente em televisão, jornais, internet mundo afora. Vamos aproveitar esse momento para fazermos o que a população coxinense tem como dom: receber muito bem seus convidados".

Informações de Fábio Pellegrini – Prefeitura de Coxim | Foto: Equipe Rally dos Sertões