Diálogos do Desenvolvimento Sustentável marca abertura da Rota do Desenvolvimento em Corumbá

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, março 17, 2016 as 13:19 | Voltar

Corumbá (MS) – O primeiro evento que marcou o início da Rota do Desenvolvimento aconteceu na manhã desta terça-feira (15), no Centro de Convenções do Pantanal (Sesc Corumbá) das 9 às 12 horas. O secretário-adjunto da Semade, Ricardo Senna, conduziu os Diálogos do Desenvolvimento Sustentável com lideranças da Região do Pantanal em que participaram da mesa de discussões Nelson Cintra, diretor-presidente da Fundtur MS, Pedro Paulo Barros, secretário de Indústria e Comércio de Corumbá e Enelvo Felini, diretor-presidente da Agraer.

O evento, que reuniu em torno de 100 participantes, foi voltado aos prefeitos municipais da região, agentes de desenvolvimento, secretários de desenvolvimento econômico e de meio ambiente, representantes do Executivo municipal, de associações empresariais, sindicatos rurais, comerciais e industriais do Oeste de Mato Grosso do Sul.

Diálogos – Para o secretário-adjunto da Semade, Ricardo Senna, o objetivo principal desta ação é colher informações e subsídios para que a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico possa elaborar um plano de trabalho para o desenvolvimento local. “A proposta do encontro Diálogos é reunir a comunidade local e os atores que fazem parte do processo de desenvolvimento local para que possamos compreender quais são as necessidades, problemas, potencialidades e o que podemos priorizar nesta região”, explicou.

Ricardo Senna ainda ressaltou as peculiaridades desta quinta edição da Rota do Desenvolvimento em Corumbá “A questão do meio ambiente, do turismo e da sustentabilidade é o que confere o diferencial desta Rota em relação às edições anteriores e as ações do Governo do Estado estarão pautadas na singularidade desta região de fronteira.”

Durante as apresentações da mesa mediadora do encontro, Enelvo Felini, diretor-presidente da Agraer, salientou a importância da Rota no interior do Estado. “O Governo está indo ao interior do Mato Grosso do Sul e estendendo a mã para fazer um Estado mais justo e desenvolvido.” Já o diretor-presidente da Fundtur MS, Nelson Cintra, frisou os caminhos para o desenvolvimento turístico na região do Pantanal. “O Governo do Estado quer que criemos novos roteiros e estamos há um ano trabalhando na diversidade turística de nosso Estado. Portanto, a obrigação da Fundação de Turismo é promover MS para os próprios sul-mato-grossenses, para o restante do país e no exterior”, destacou.

Solicitações, impressões e expectativas

Durante os Diálogos, o secretário de Indústria e Comércio de Corumbá, Pedro Paulo Barros, entregou ao secretário-adjunto da Semade, Ricardo Senna, o Mapa de Oportunidades e Objetivo Estratégico do Território da Região do Pantanal – documento criado em 2015 no decorrer do Fórum de Secretários de Desenvolvimento dos Municípios do Estado. “Nessa oportunidade, entregamos à Semade este documento para que haja um olhar diferente para a nossa região. Levantamos grandes desafios e o Mapa de Oportunidades norteará tanto o Governo do Estado quanto o governo federal, pois trata-se de demandas que partem do próprio setor empresarial”, explicou Pedro Paulo Barros.

O secretário de Indústria e Comércio de Corumbá, Pedro Paulo de Barros, entrega ao secretário-adjunto da Semade, Ricardo Senna, o Mata de Oportunidades da Região do Pantanal

De acordo com o secretário de Indústria e Comércio de Corumbá, existe a necessidade de fortalecer as políticas de desenvolvimento voltadas aos donos de pequenos negócios. “Como estamos numa região de fronteira,  o setor empresarial quer a zona franca e, para isso, precisamos da regulamentação da Receita Federal com a finalidade de implementar lojas de freeshop no município, além de outras questões que constam neste documento. Também estão inclusos o desenvolvimento industrial e a otimização da parte da logística para atração de investimentos.”

O prefeito de Ladário, José Antonio Assad,  afirmou que a expectativa, após a participação efetiva do município na Rota, é a de desenvolver diversas áreas do município. “Tanto na área do meio ambiente quanto da infraestrutura, das nossas ferrovias, do aproveitamento da industria, setor energético, de turismo, temos matérias para discussão, que já estão sendo encaminhadas aqui e que com certeza trará progresso à Ladário”, concluiu.

A diretora presidente da Fundação de Turismo de Aquidauana, Lejania Malheiros também participou do encontro e fez suas considerações. “Para nós, é importante trazer as nossas demandas, as nossas dificuldades e temos esse retorno do Governo do Estado que está empenhado em nos ajudar. O nosso município é parceiro em ações como essa e estamos sempre à disposição para participar desses diálogos.”

Rota do Desenvolvimento – A ação é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), em parceria com o Sebrae, demais entidades do Sistema S e do setor produtivo do Estado.

Vanessa Ricarte, Assessoria de Comunicação da Semade.