Desbravador gastronômico: Chef Paulo Machado participa de ação do Senado para promover a gastronomia do MS

Categoria: Gastronomia | Publicado: quarta-feira, dezembro 8, 2021 as 16:04 | Voltar

Na última quinta-feira (02.12) a Comissão de Relações Exteriores no Senado Federal convidou o chef Paulo Machado para uma Audiência Pública Interativa, em Brasília. A finalidade foi debater o tema ‘A Internacionalização da Gastronomia e do Turismo como Indutores do Desenvolvimento Regional’. O chef expôs, com riquezas de detalhes, as principais características da Cozinha Pantaneira, suas receitas e sabores.

Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS, explica que o chef Paulo Machado é a maior referência na gastronomia de Mato Grosso do Sul. “Ele leva nosso nome pelo Brasil e para outros países. E em um momento importante como esse, onde a cultura e a gastronomia são atrativos cada vez mais procuradas pelo turista, é importante essa participação dele na comissão mais uma vez divulgando o nome do estado. E no ano que vem esperamos ter ações junto com ele na promoção do MS não só dentro, mas também fora do país”.

Desenvolvimento Regional

A Comissão de Relações Exteriores (CRE) promoveu um ciclo de debates sobre a internacionalização da economia criativa, da gastronomia e do turismo como indutores do desenvolvimento regional. O fechamento da primeira fase do ciclo de audiências públicas, com a participação de todas as regiões do Brasil, abordou as produções da Região Sul e Centro-Oeste e mostrou a gastronomia e artesanato das regiões.

Paulo Machado, um dos grandes nomes da gastronomia de Mato Grosso do Sul e que leva os sabores regionais para várias partes do mundo, fala “Há quase 20 anos me dedico à gastronomia e à pesquisa, nesse legítimo mosaico que é a cozinha brasileira e claro, de onde eu venho que é o Pantanal. Servi e ensinei nossos pratos em muitos países a convite de embaixadas do Brasil, institutos e universidades. E nesse trabalho encontrei, há 8 anos, o turismo e a gastronomia, com o nascimento da marca Foods Safari junto com a também cozinheira Pollianna Thomé. Nosso intuito é levar pessoas a conhecer a fundo o modo de fazer, os principais elementos e os personagens de sistemas alimentares espalhados pelos biomas do meu país e de outras partes do mundo”.

A iniciativa dos debates sobre ‘A Internacionalização da Gastronomia e do Turismo como Indutores do Desenvolvimento Regional’ é uma parceria da Comissão, presidida pela senadora Kátia Abreu (PP-TO), e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Desbravador Gastronômico

A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul está com uma nova campanha promocional para divulgação nacional e internacional de seus destinos. É a ‘Desbravador de Destinos’, que se divide em vários segmentos como o Desbravador Aventureiro, Desbravador de Pôr do Sol, Desbravador da Vida Selvagem, Desbravador Intrépido, Desbravador de Experiências Únicas e o Desbravador Gastronômico, focado naquele turista que viaja para experimentar novos sabores, como os da culinária sul-mato-grossense.

A mensagem principal da campanha voltada para a gastronomia local, a Desbravador Gastronômico, descreve como são esses turistas. “Sempre pronto para novidades, este desbravador costuma aproveitar os pratos que trazem a cultura paraguaia e boliviana, ou mesmo os que apresentam a influência da culinária oriental, rompendo fronteiras e se deliciando com experiências gastronômicas de dar água na boca. Ele ama provar carnes exóticas, como a do jacaré e os deliciosos peixes da maior região alagável do mundo, o Pantanal. Mato Grosso do Sul é o destino para todos os desbravadores. O destino para você. Que tal desbravar a culinária de Mato Grosso do Sul?”

Texto: Débora Bordin, com informações da Agência Senado / Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado