Cultura e turismo de MS se preparam para realizar 17º Festival América do Sul

Categoria: Festival América do Sul | Publicado: quinta-feira, fevereiro 2, 2023 as 09:49 | Voltar

Na última terça-feira (31/01) o 17º Festival América do Sul, um dos maiores festivais de Mato Grosso do Sul e região de fronteira, foi tema de reunião entre governos estadual e municipal, além de representantes da classe artística sul-mato-grossense. A audiência aconteceu em Corumbá e, entre as pautas discutidas, a data do evento deste ano já foi definida.

O diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling, fala sobre a importância da participação da FundturMS nos debates do Festival América do Sul 2023. “É um evento organizado pela Fundação de Cultura do estado e a nova secretaria, a SETESCC, entendeu a necessidade de convergência entre as pastas. O FAS é um evento gerador de fluxo e precisa da atuação da Fundtur para auxiliar na reformatação e se torne um evento cada vez mais gerador de fluxo turístico não só para o estado, mas nacionalmente”, explica.

Mudança de nome e data

A conversa teve início com a sugestão de mudança de nome e uma data. A classe artística votou, em sua maioria, que fosse retirada a palavra Pantanal do nome do festival, ficando apenas Festival América do Sul. Também sugeriram e aprovaram a data de 28 de abril a 1º de maio deste ano para a realização, com a justificativa de ser uma data importante para o turismo e comércio, além do clima mais ameno na cidade.

Também foram ouvidas diversas sugestões de produções, atrações e também trocas entre artistas locais e os que vêm se apresentar no festival, como workshops e rodas de conversa. Uma integrante da Cia de Dança Pantanal sugeriu “que o Moinho, que é a casa da nossa companhia, seja mais utilizado pelos artistas e também pela produção, com atividades para toda a população”.

O secretário da Setescc, Marcelo Miranda ouviu atentamente a todos e se comprometeu em atender as solicitações da melhor forma possível, “ouvimos a todos e anotamos as reivindicações, agora vamos sentar com a Fundação de Cultura do estado e a de Corumbá a fim de traçar os planos para que o Festival América do Sul atenda todas as necessidades dos agentes culturais e seja o mais plural possível. ”

O presidente da FCMS, Max Freitas ficou muito contente em ver a casa cheia e conversar com quem faz cultura em Corumbá. “Estamos tão ansiosos quanto vocês para realizar o melhor Festival América do Sul de todos os tempos, vamos analisar cada fala, cada necessidade de cada grupo cultural para que todos sintam-se representados durante essa maravilhosa festa que dura quatro dias e movimenta, além da cultura, a economia e o turismo de Corumbá”.

Carnaval

O carnaval de Corumbá atrai viajantes de todo o país e, segundo o diretor presidente da FundturMS, a ideia é fomentar ainda mais o fluxo de turistas no período. “Aproveitamos para participar do lançamento do carnaval de Corumbá, que é considerado o maior carnaval do Centro-Oeste, também para auxiliar na modelagem para que ele seja um evento gerador de fluxo nacional”, enaltece Wendling.

O lançamento do Carnaval de Corumbá também aconteceu na terça-feira (31/1), no Centro de Convenções do Pantanal do município. Pensando em proporcionar uma grande festa para a população da Cidade Branca e para os milhares de turistas que frequentam a fronteira brasileira nos dias do reinado de Momo, o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio de sua Fundação de Cultura, fez o repasse de R$ 820 mil à prefeitura de Corumbá.

Confira a programação do Carnaval de Corumbá 2023 no link: www.setescc.ms.gov.br/em-2023-corumba-celebra-mais-de-100-anos-de-festejos-carnavalescos

Texto: Débora Bordin – FundturMS, com informações da SETESCC / Foto capa: Bruno Rezende