A Comissão Permanente de Planejamento do Conselho Estadual de Turismo de Mato Grosso do Sul se reuniu na tarde de quinta-feira (4) para apresentar um panorama das ações desenvolvidas em 2025 e definir as próximas etapas do trabalho de monitoramento e atualização do Mapa Estratégico do Turismo do estado.
Entre as atividades já concluídas, destaca-se o diagnóstico do eixo Melhoria da Oferta Turística, que avaliou o nível de execução das ações pelos municípios sul-mato-grossenses. A pesquisa envolveu mais de 40 municípios e seus resultados foram apresentados na reunião ordinária do CET realizada em 24 de novembro de 2025.
Para o presidente da Comissão de Planejamento, Erick Pusch Wilke, representante da UFMS, o trabalho tem papel essencial no aperfeiçoamento das políticas públicas de turismo. Segundo ele, o avanço das análises reforça o compromisso do Conselho com o desenvolvimento dinâmico do setor, considerando ajustes necessários nas metas e objetivos definidos em 2023. Erick também enfatizou a importância da etapa atual, dedicada a consolidar um diagnóstico sólido e representativo a partir das informações enviadas pelas regiões turísticas.
A próxima fase será a aplicação do mesmo diagnóstico junto às entidades e organizações da sociedade civil que compõem o CET-MS. A inclusão dessas contribuições permitirá uma análise ampliada do eixo Melhoria da Oferta Turística, incorporando diferentes perspectivas do trade e da governança turística. Após a tabulação dos dados, a Comissão avançará para os dois eixos seguintes do Mapa Estratégico: Fortalecimento da Promoção e Comercialização e Fortalecimento da Governança do Destino.
Erick reforçou ainda a relevância da participação ativa das regiões turísticas e dos membros do Conselho. De acordo com ele, as informações coletadas serão fundamentais para orientar a atualização do Mapa Estratégico do Turismo de Mato Grosso do Sul, visão que norteará o desenvolvimento do setor até 2030.
A Comissão Permanente de Planejamento é composta por representantes da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), UEMS, UFMS e Visit Pantanal.
Comunicação Fundtur MS / Foto: Fundtur MS
