Cintra ministra palestra para acadêmicos de turismo da UEMS

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, março 20, 2015 as 10:13 | Voltar

O cenário atual e projetos para a nova gestão do turismo sul-mato-grossense foram apresentados pelo diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), Nelson Cintra, nesta sexta-feira (20), aos acadêmicos do curso de turismo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). A palestra fecha a semana do Projeto de Integração e Informação dos Calouros (Proinca) da universidade.

A palestra teve como tema central a “Gestão Pública do Turismo”, onde o diretor-presidente falou sobre as linhas de ação para o desenvolvimento do turismo de Mato Grosso do Sul. Conforme Cintra, os eixos norteadores da política para o fomento do turismo estão pautados no programa de ampliação e diversificação da oferta turística, com a elaboração de novos roteiros, a implantação de infraestrutura turística, marketing/promoção (feiras, famtour, rodada de negócios, entre outros) e na implantação do Observatório de Turismo do Estado.

Dentro deste trabalho está o diagnóstico turístico, onde serão feitos os levantamentos das potencialidades para o ordenamento do produto turístico nos municípios, de acordo com suas potencialidades. “Serão feitos diagnósticos nos 79 municípios do Estado para identificar as potencialidades e prioridades de cada cidade e consequentemente, realizar um planejamento estratégico voltado especificamente para as necessidades locais”, destacou Cintra.

Segundo Nelson Cintra, a infraestrutura também é prioridade, dentro das vertentes estão a sinalização turística, melhoria das estradas e a construção de portais de entrada com estrutura de receptivo com CATs (Centro de Atendimento aos Turistas). “Já o Observatório do Turismo será uma importante ferramenta para gestão, planejamento e monitoramento do turismo no estado. O observatório vai auxiliar no processo de tomada de decisões”, disse.

Cintra ainda destacou a importância do apoio e parceria das entidades, instituições, setores públicos e privados, além da sociedade para a efetivação do observatório. “Precisamos envolver todos os segmentos ligados ao turismo, para que possamos em conjunto tomar decisões e formalizar ações”, acrescentou.

Na oportunidade, o diretor de desenvolvimento do turismo e mercado da Fundtur-MS, Geancarlo de Lima Merighi, apresentou aos acadêmicos a estrutura organizacional da Fundtur e mostrou por meio de números, a importância do turismo para a economia, geração de emprego e renda. “De acordo com o Conselho Internacional de Turismo (WTTN/2014 ano base2013), o turismo contribui com 9,5% para a economia global, gera 8,4 milhões de postos de trabalhos diretos, indiretos e induzidos e representa 9,2 do PIB Nacinal, que significa um total de R$ 447,3 milhões”, destacou.

Conforme Merighi, os principais segmentos turísticos de Mato Grosso do Sul são o ecoturismo, aventura, pesca, birdwatching, histórico-cultural, agrotecnológico e rural. “A ocupação hoteleira está na casa de 54,13%, com a permanência de 2,1 dias e os principais motivos de viagem ao estado é lazer e negócios”, pontuou.

Segundo a professora e coordenadora do curso, Daniela Sottili, a palestra do diretor-presidente mostra como está organizada a administração do turismo no Estado e quais são as ações que estão sendo desenvolvidas. “Aqui estão alunos do 1º ao 4º anos do curso de turismo, muitos já desenvolvem a atividade de alguma forma, são 110 acadêmicos que estão buscando a inserção como profissional do turismo. Neste momento puderam ter a noção geral do turismo hoje”, acrescentou Daniela.

Ao final foi aberto espaço para perguntas, e os estudantes puderam esclarecer dúvidas a respeito das propostas e ações para o turismo na nova gestão, dar opiniões e falar das dificuldades enfrentadas para garantir uma vaga como profissional na área do turismo depois de forMados.

O diretor-presidente disse que a capacitação e a valorização dos profissionais também são prioridades em sua gestão frente ao turismo do estado e se colocou à disposição das universidades para receber os acadêmicos nos estágios supervisionados.

Proinca (Projeto de Informação e Integração do Calouro).

A integração dos calouros através das atividades do Proinca aconteceu durante a semana por meio de palestras, aula inaugural, atividades informativas, recreativas e culturais, que envolvem professores, técnicos administrativos e alunos veteranos.

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