Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo é revitalizado com equipamentos de última geração

Categoria: Centro de Convenções | Publicado: quinta-feira, março 14, 2019 as 10:26 | Voltar

Investimento de 798 mil vai gerar economia de 307,93 MWh/ano

Campo Grande (MS) – Considerado um dos mais importantes equipamentos de turismo de eventos do Centro Oeste, o Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo recebeu oficialmente esta semana a obra de revitalização das luminárias, lâmpadas e equipamentos de ar condicionado eficientes, de alta tecnologia e com Selo Procel de Economia de Energia. No ano passado, o Centro de Convenções foi selecionado para receber os recursos oriundos do Programa de Eficiência Energética - PEE da concessionária, que segue regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL.

Foram instaladas 588 luminárias LED e 848 lâmpadas LED de alta tecnologia, além de 11 centrais de ar condicionado eficientes e cinco equipamentos de ar condicionado tipo split inverter com Selo Procel de Economia de Energia. A obra de revitalização contou com investimentos de R$ 798 mil. A substituição dos equipamentos deve gerar economia de energia de 307,93 MWh/ano e uma redução dos custos com operação e manutenção dos sistemas existentes, possibilitando a transferência dos recursos para aplicação em outras áreas de interesse do Centro de Convenções.

O diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling, destacou a importância da parceria entre o Governo do Estado e a Energisa para concretizar a modernização do espaço. “Nossa cidade é muito quente e o Centro de Convenções é uma jóia que temos no estado. Estamos felizes pelo conforto oferecido aos nossos usuários e pela redução de custo que teremos com a alta eficiência de energia dos equipamentos”.

O diretor Técnico e Comercial da Energisa, Paulo Roberto dos Santos, explicou que a Companhia se preocupa em racionar o consumo de energia para preservar o próprio país. “O Brasil precisa de energia em todos os segmentos e não podemos desperdiçar um produto que é tão escasso ultimamente. Queremos que a população sul-mato-grossense tenha conforto e comodidade no Centro de Convenções, mas sobretudo, que realize o consumo eficiente da energia para que não falte lá na frente”, afirmou.

Da esquerda pra direita: Bruno Wendling, Paulo Roberto dos Santos e Emerson Rivelino Nantes Alves

De acordo com o coordenador de Eficiência Energética, Emerson Rivelino Nantes Alves, a Energisa realiza uma vez por ano a Chamada Pública de Projetos (CPP), que possibilita aos clientes apresentarem projetos de Eficiência Energética. No ano passado, o Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo foi selecionado para receber os recursos oriundos do Programa de Eficiência Energética - PEE da concessionária, que segue regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL.

“Foi feito um estudo para dimensionar corretamente os equipamentos utilizados neste projeto, e inclusive, os colaboradores do Centro de Convenções foram treinados para operacionalizar os sistemas. A vida útil, por exemplo, do ar condicionado instalado no Centro de Convenções é de 25 anos, portanto, obedecendo todos os critérios de manutenção nesses 25 anos, será mantida também a economia de energia prevista no projeto”, esclareceu.

Centro de Convenções Arq. Rubens Gil de Camillo

Um dos maiores Centro de Convenções do Centro-Oeste, já foi premiado diversas vezes e os prêmios que se destacam são o Prêmio Imprensa de Turismo, pela Associação Brasileira de Jornalistas e Escritores de Turismo (1994); Troféu de Qualidade Lojista, pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Grande/MS; Jacaré de Ouro Prêmio Caio 2002; Jacaré de Prata Prêmio Caio 2003 e Jacaré de Prata e Ouro Caio 2004.

Desde sua inauguração, recebeu inúmeros shows, espetáculos, congressos, simpósios e palestras com figuras de nome nacional e internacional, tornando o Estado de Mato Grosso do Sul e a cidade de Campo Grande um roteiro para grandes eventos de negócios, culturais e artísticos do Brasil. O Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo é administrado pela Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul – Fundtur, órgão oficial do turismo de MS, vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (SEMAGRO).

 

Débora Bordin – Fundtur-MS, com informações da Energisa

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.