A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS) e o Ministério do Turismo alertam para mensagem de e-mail que está sendo encaminhada aos prestadores de serviços turísticos cadastrados no Sistema CADASTUR.
Conforme a Fundtur-MS, prestadores estão recebendo e-mails supostamente enviado pelo secretário Nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, Raimundo Coimbra Júnior, onde afirma que o certificado para 2016 e 2018 está corrigido e disponível para a agência. No e-mail, é informado que a referida agência ainda não imprimiu o novo certificado e disponibiliza um link, usuário e senha para impressão.
A Fundação de Turismo orienta aos empresários do turismo que não abram, nem respondam mensagens que cheguem em suas caixas postais eletrônicas a respeito de pagamento de taxas admissionais, cancelamento de certificados ou ainda, conforme o e-mail encaminhado, “novo certificado”.
Quadrilhas especializadas em crimes pela Internet tentam obter ilegalmente informações fiscais, cadastrais e principalmente financeiras dos usuários.
Como proceder perante estas mensagens:
- Verificar se o endereço de e-mail do remetente contém “.br“, já que o padrão oficial de e-mails do governo é “.gov.br“
- Não abrir arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário
- Não acionar os links para endereços da internet, pois não se referem ao Ministério do Turismo, nem a Fundação de Turismo do Estado.
- Excluir imediatamente a mensagem.
Em caso de dúvidas com relação ao cadastramento ou outras informações, entrar em contato com a Fundação de Turismo de MS:
Avenida Afonso Pena, 7000 – Portal Guarani – Parque das Nações Indígenas
CEP 79031-010 – Campo Grande / MS
(67) 3318 7600/7658/7661/7630
Horário: das 07h30 às 13h00