Curso forma Condutores Pantaneiros e abre oportunidades no turismo para jovens de Corumbá e Ladário
No último sábado (27) teve início, em Corumbá, o curso Condutores Pantaneiros: Conectando Histórias e Paisagens. 40 jovens selecionados foram recebidos para a Aula Magna ministrada por Ângelo Rabelo, presidente do Instituto Homem Pantaneiro (IHP), no Centro de Convenções do Pantanal.
Na abertura, Ângelo Rabelo destacou a importância da iniciativa. “Aqui no Pantanal temos muitos detalhes, uma riqueza na biodiversidade, na história, no patrimônio. Tudo isso é Pantanal, é Corumbá, é Ladário. O turismo é o elo de oportunidades para esses jovens e vamos ter nesses seis meses uma construção que valoriza o conhecimento local. Queremos que eles dominem todas essas histórias para poder gerar negócios”, afirmou.
Com duração de seis meses e carga horária de 200 horas, o curso vai oferecer aos participantes, com idades entre 18 e 29 anos, um amplo aprendizado sobre o Pantanal e as cidades de Corumbá e Ladário. A iniciativa, idealizada pelo IHP e apoiada pelo Instituto Localiza, recebeu mais de 130 inscrições. Dos selecionados, 90% são moradores de Corumbá e os demais de Ladário. Uma das alunas vem do Assentamento 72, na zona rural da cidade.
A formação contempla conhecimentos turísticos, históricos, geológicos, culturais e econômicos da região, incluindo temas como hospitalidade, ética, cidadania, relações humanas, patrimônio e cultura, antropologia, observação de aves, pinturas rupestres e afroturismo.
O diretor-presidente da Fundtur-MS (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), Bruno Wendling, destaca a importância do curso. “Este curso irá para oportunizar aos jovens da região mais conhecimento sobre o Pantanal e suas características, bem como vai prepará-los para o mercado que vem crescendo e se mostra como alternativa profissional viável para eles”.
Além da teoria, os estudantes participarão de atividades práticas, como passeios com moradores de Corumbá, Ladário e até da Bolívia, interagindo com instituições de referência no turismo local, estadual e nacional, como a Fundação de Turismo do Pantanal, Abeta, Pure Brasil e Fundtur-MS.
O curso vai além da formação de guias, pois prepara condutores capazes de valorizar e promover os atrativos de Corumbá e Ladário, cidades que se consolidam cada vez mais no ecoturismo e no turismo de experiência. Para ampliar as oportunidades, os alunos também terão aulas de empreendedorismo, marketing digital e contato direto com profissionais de áreas como pesca esportiva, turismo de aventura e observação da vida selvagem.
Débora Bordin, comunicação Fundtur-MS, om informações do IHP / Foto: Edu Clicks/Divulgação/IHP