Em ato simbólico, Fundtur MS, Seinfra e Conselho de Turismo assinam ordem de serviço para revitalização do Centro de Convenções

Categoria: Centro de Convenções | Publicado: terça-feira, maio 31, 2022 as 10:11 | Voltar

Com a participação de representantes do turismo de Mato Grosso do Sul, a Fundação de Turismo de MS (FundturMS), Conselho Estadual de Turismo (CET) e Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), assinaram ordem de serviço para início das obras de revitalização do Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo.

Bruno Wendling assina ordem de serviço (Foto: Débora Bordin)

Segundo Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo do MS, o ato simbólico marca a realização do trabalho conjunto entre Fundtur e CET/MS. “Em 2019, durante a elaboração do planejamento estratégico do turismo do estado, o Conselho Estadual do Turismo apontou que uma das prioridades para a região de Campo Grande era a revitalização do Centro de Convenções, um marco da arquitetura do estado e um equipamento importante para o turismo de negócios há 28 anos. E esse ato simbólico da assinatura da ordem de serviço é o pontapé inicial da execução da obra, que inclui modernização da estrutura e especialmente a acessibilidade que é fundamental”, enaltece.

Com investimento de R$ 5,1 milhões, a obra vai dispor de adequações de acessibilidade, instalações elétricas e esquadrias. Valorização da história, cultura e do turismo de Mato Grosso do Sul. A empresa escolhida para realizar a reforma terá um prazo de 360 dias para concluir as atividades, assim que for expedida a ordem de serviço.

A revitalização do espaço localizado no Parque dos Poderes faz parte do programa “Retomada MS”, que foi lançado pelo governador Reinaldo Azambuja para resgatar e apoiar os setores prejudicados durante a pandemia. Foram disponibilizados R$ 18,6 milhões para reformas do patrimônio cultural do Estado.

“O Centro de Convenções faz parte da história do Estado, com grandes contribuições não apenas na área cultura, mas também como palco de grandes eventos, congressos, fortalecendo o turismo de negócio no Estado. “A reforma vai tornar o espaço mais moderno, totalmente acessível, funcional e seguro. Um local que todos têm carinho e vai ficar muito melhor. Esta obra é uma grande conquista. Já vínhamos buscando estas adequações e o governo foi extremamente sensível em nos atender”, ponderou a gerente do Centro de Convenções, Marlise Gasparetto.

O secretário da Seinfra, Renato Marcílio, aproveitou a oportunidade para reafirmar o compromisso do Governo do Estado de entregar obras. “Aqui estamos firmando um compromisso que sei que é muito importante para o turismo. Felizmente o Governo do Estado tem entregue vários compromissos e fico muito feliz com isso. É inegável dizer que isso só é fruto de uma obsessão do governador pelo equilíbrio fiscal do Estado e agora estamos colhendo frutos”, disse.

Além do secretário de Infraestrutura, do diretor-presidente da Fundtur e do presidente do Conselho Estadual do Turismo, participaram da reunião a secretária de Turismo de Bonito, Juliane Salvadori as instituições representadas pelos membros do Conselho: SEMAGRO (Ricardo Senna/Titular), FUNDTUR (Geancarlo Merighi/Suplente),IMASUL (Leonardo Tostes Palma/Titular e Flávia Neri/Suplente), ABIH (Marcelo Mesquita/Titular – Presidente do Conselho), ABAV (João Evaristo de Azevedo Esteves Junior/Titular), CVB de Bonito (IGR da Rota Pantanal – Bonito) (Rodrigo Coinete – Vice-presidente do Conselho), IGR Costa Leste (Stênio Congro/Titular e Mônica Porto/Suplente), ACERT (Luiz Fellippe Freire Nimer/Suplente), SENAC (Jordana Duenha/Titular), FECOMERCIO (Regiane Dedé de Oliveira/Titular), ATRATUR (Alexandre Fredrich/Titular), CAMPO GRANDE DESTINATION (Camila Fernandes/Titular), VISIT PANTANAL (Alexandre Costa Marques/Suplente) e UEMS (Patricia Cristina Statella Martins/Suplente).

História

Inaugurado em 1994, o Centro de Convenções conta com quatro auditórios, com capacidade total de 1.483 lugares, em uma área de 1726 m² para exposições, eventos e feiras, além de restaurante, lanchonete, sala VIP, sala de imprensa e ambulatório para emergências médicas. Vinculado à Fundtur (Fundação de Turismo de MS), o espaço já recebeu inúmeros shows, espetáculos, congressos e eventos regionais, nacionais e internacionais.

Um dos maiores do Centro-Oeste, o Centro de Convenções já foi premiado diversas vezes, onde se destacam: Prêmio Imprensa de Turismo, pela Associação Brasileira de Jornalistas e Escritores de Turismo (1994); Troféu de Qualidade Lojista, pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Grande/MS; Jacaré de Ouro Prêmio Caio 2002; Jacaré de Prata Prêmio Caio 2003 e Jacaré de Prata, Ouro Caio 2004 e mais uma vez em 2019, o Jacaré de Prata.

Texto: Débora Bordin - FundturMS, com informações da Subcom e Seinfra / Foto: Arquivo FundturMS