Em alusão ao dia 18 de Maio, “Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur/MS), em parceria com o Comitê de Enfrentamento da Violência e de Defesa dos Direitos Sexuais de Crianças e Adolescentes de Mato Grosso do Sul (Comcex/MS), a Comissão Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes do Estado de MS e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Turismo e do Agronegócio (Sedesc) promove em Campo Grande, ações com o intuito de fortalecer a mobilização de enfrentamento à problemática da violência sexual de crianças e adolescentes.
O objetivo da Campanha é sensibilizar, mobilizar e convocar toda a população a participar da luta pela prevenção e enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes. Conforme a Gestora de Ações Sociais da Fundtur-MS, Tânia Regina Comerlato, é necessário denunciar para romper com o ciclo de violência. “Em Mato Grosso do Sul o turismo trabalha no sentido de prevenir, orientar e disseminar a cultura do turismo responsável, sem violência e exploração de crianças e adolescentes, para que os turistas e a sociedade possam usufruir do Estado de forma segura”, destacou.
A Campanha pretende chamar a atenção para o grande número de crianças e adolescentes que estão sendo exploradas diariamente. Para marcar a semana de mobilização, na segunda-feira (18), iniciam as ações de sensibilização e conscientização, a partir da 8 horas da manhã, na Avenida Afonso Pena, com a Rua 14 de julho. O material que será distribuído durante a campanha estimula a denúncia através do disque denúncia: 100.
“Queremos chamar a atenção para que cada cidadão assuma seu papel no combate à violência sexual. É importante que a sociedade fique atenta e denuncie o abuso e exploração sexual de meninas e meninos. Com a campanha queremos provocar a reflexão sobre a garantia dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes sem violência e exploração”, reforça Tânia.
Entre os dias 19 e 20 de maio, o foco das ações de conscientização serão os taxistas e os meios de hospedagens da capital, com o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH). O trabalho será direcionado no entorno dos terminais rodoviários (antigo e atual) e aeroporto.
18 de Maio – O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual foi criado em 2000, pela Lei Federal N°. 9.970/00. Nesse dia, em 1973, Araceli Cabrera Sanches, uma menina de oito anos foi sequestrada e assassinada depois de sofrer violência sexual por homens adultos em Vitória (ES). Os assassinos ficaram impunes.
Fonte: Fundtur Ms / Raquel dos Passos