Turismo em pauta na Casa Brasil

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, agosto 15, 2016 as 11:51 | Voltar

Evento realizado pelo Ministério do Turismo e Sebrae debateu a importância do segmento para a economia brasileira

Um dos grandes legados para o Brasil dos Jogos Olímpicos Rio 2016 é o Turismo. E com o intuito de discutir a consolidação do setor como importante segmento para alavancar a economia do país, um amplo debate foi realizado na manhã deste sábado (13) na Casa Brasil. O encontro, organizado pelo Ministério do Turismo e Sebrae, reuniu representantes do poder público e privado, além de integrantes dos segmentos do turismo nacional e de entidades do setor como a Associação Nacional Dos Secretários e Dirigentes De Turismo (Anseditur) e do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur).

"Esse é um espaço fundamental para que possamos discutir a melhor forma de apresentar aos turistas brasileiros e estrangeiros toda a diversidade e riqueza do Brasil. A Olimpíada é o momento ideal para compartilharmos todo o potencial do Brasil como destino turístico e o Ministério do Turismo está aberto para ajudar nesse processo", afirma o ministro interino do Turismo, Alberto Alves.

De acordo com o gerente nacional de serviços do Sebrae, Andre Spínola, a discussão do assunto durante os Jogos Olímpicos é simbólica. “O mundo está de olho no Brasil e precisamos inovar para apresentar diferenças competitivas para a área turística”, acredita.

SUSTENTABILIDADE – Um dos assuntos abordados por André Coelho, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), palestrante do dia, foi a importância da adoção de medidas de sustentabilidade para ampliar a competitividade no segmento. “O turismo precisa necessariamente mergulhar nessa questão e entender que para ser competitivo do ponto de vista econômico é importante também ser sustentável”, reforça.

Ainda segundo André, é importante iniciar o debate neste momento em que o país recebe uma grande quantidade de turistas estrangeiros. “A Olimpíada vem coroar uma serie de megaeventos que o Brasil sediou e está na hora de aproveitar o ápice da exposição do país no cenário nacional para beneficiar o turismo. O próximo ano será de muito trabalho para consolidar tudo o que prometemos e desenvolvemos até aqui”, conclui André.

PASSAPORTE VERDE - Para estimular a preservação desses atrativos, o Ministério do Turismo é parceiro institucional do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) na campanha Passaporte Verde, juntamente com os ministérios do Esporte e do Meio Ambiente. Por meio da campanha, as organizações participantes apresentam formas simples para que os viajantes tornem o turismo uma atividade sustentável, que respeita o meio ambiente e a cultura ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento socioeconômico das comunidades receptoras.

Ministério do Turismo-Mtur

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.