Sertões consolida Campo Grande como destino de grandes eventos e anuncia Costa Rica no roteiro off road

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, maio 15, 2019 as 16:24 | Voltar

Campo Grande (MS) - Quebrando a hegemonia de outras capitais, pela primeira vez, em 26 anos, Campo Grande se torna o grande ponto de partida do Rally dos Sertões. O trajeto oficial da edição 2019 - que a partir de agora passa a ser chamado somente de Sertões - foi anunciado em coletiva de imprensa realizada na noite de terça-feira (14), em São Paulo. A prova parte de Campo Grande no dia 24 de agosto, com chegada em 1º de setembro em Aquiraz (CE), passando por 40 cidades em sete estados do Brasil, num total de 4744 km.

De acordo com a organização do evento, alguns pontos reforçam a vocação de Campo Grande como local certo para grandes eventos. É Capital de Mato Grosso do Sul, o Estado mais bem avaliado por turistas estrangeiros no quesito hospitalidade, segundo Estudo da Demanda Turística Internacional do Ministério do Turismo, com índice de aprovação de 99,8%. Sua infraestrutura moderna, segurança e custos operacionais atrativos são ativos fortes que, unidos a uma paisagem urbana recheada de natureza e o título de Capital das aves urbanas, faz de Campo Grande um lugar único no Brasil para grandes acontecimentos.

A largada do Sertões em Campo Grande também reflete um momento positivo muito particular. Todo o trade turístico, empresários da cidade, produtores culturais e a gestão pública unem forças para atrair grandes produções para a consolidação do destino no mapa do turismo de negócios brasileiro. "A largada em Campo Grande é um prêmio  para a nossa Capital e resultado de uma ação conjunta do Governo do Estado com a Prefeitura Municipal", afirmou Ricardo Senna, secretário adjunto da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), que representou o governador Reinaldo Azambuja na coletiva de lançamento da competição.

Segundo Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado entendeu que também era importante a participação de Costa Rica e reforçou ao Sertões o pedido de inclusão do município no evento. “Para a Fundação de Turismo é mais uma vitória, pois a região Cerrado Pantanal tem se destacado no turismo de esporte e aventura e a participação de Costa Rica era um desejo antigo, pois não foi possível inserir o destino do roteiro de 2017. O Sertões, somado ao evento Internacional de Mountain Bike em julho deste ano em Costa Rica, marca 2019 como um grande momento para a região que tem a oportunidade de se mostrar para o mundo. E a largada da competição em Campo Grande trará um grande ganho para o setor turístico do estado como um todo. A Fundtur e o trade acertaram na ação estratégica de ir ao lançamento do roteiro do Sertões e já oferecer o produto turístico para os participantes antes do início do evento, o que pode aumentar ainda mais o tempo de permanência deles e de suas famílias no Mato Grosso do Sul”, explica Wendling.

A rota, desenvolvida pela Associação Brasileira de Agências de Viagens, contempla descobertas trechos em Campo Grande, Jaraguari e Costa Rica e ficará como legado permanente do Rally para todos os turistas que visitarem a região. “Somos uma cidade plural e instigante. Um destino peculiar que consegue ser tão urbano e ao mesmo tempo tão dentro da mata. Temos iguarias como o sobá e o tereré, patrimônios imateriais riquíssimos, junto com a culinária contemporânea dos grandes chefs. Somos tão hospitaleiros que até as aves e as nossas capivaras nas ruas dão boas vindas aos visitantes. Estamos rodeados por mais de 50 cachoeiras que permitem trilhas históricas e de impacto emocional forte de experiência. Com tudo isso, é fácil entender porque o Rally dos Sertões escolheu Campo Grande para sua largada.", pontua Melissa Tamaciro, secretária de Cultura e Turismo do município.

Movimento na economia

O Sertões movimenta toda a cadeia produtiva das cidades por onde passa. Cerca de 1.700 pessoas que compõem a caravana da competição fazem compras e usam serviços locais durante a prova, como hotéis, supermercados, bares e restaurantes; postos de gasolina, farmácia, lojas, serviços de manutenção de veículos e muito mais. Outro fator importante é a divulgação das cidades, roteiros turísticos e das belezas naturais dos estados através da mídia.

A prova já passou por Mato Grosso do Sul em 2017, tendo os municípios de Aquidauana e Coxim como parte do roteiro e Bonito como destino de chegada.

Texto: Sectur Campo Grande, com informações da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul / Foto: Assessoria Sertões

Publicado por: daraujo@fundtur.ms