Programa Investe Turismo é lançado oficialmente em Mato Grosso do Sul

Categoria: Isto é Mato Grosso do Sul, VisitMS | Publicado: sexta-feira, julho 5, 2019 as 14:40 | Voltar

Ações iniciadas pela Fundtur, em parceria com o Sebrae-MS, contemplam promoção e marketing e visam a atração de investimentos para os pontos turísticos da região

Campo Grande (MS) – Com a presença de empresários do setor turístico e autoridades regionais e nacionais, foi lançado esta semana (03.07) em Bonito o programa Investe Turismo, desenvolvido pelo Ministério do Turismo, Embratur e Sebrae Nacional. A participação da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul foi efetiva para chancelar os territórios que fazem parte do Investe Turismo, inclusive adicionando municípios da Rota Pantanal Bonito que não estavam previstos.

Segundo Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundtur-MS, as ações do Investe Turismo já haviam sido definidas pela Fundação de Turismo, junto ao MTur, antes mesmo do lançamento. “Estamos trabalhando nesse programa junto com o MTur desde 2018 e o Investe Turismo vem para potencializar um trabalho que já vem sendo desenvolvido pela Fundação de Turismo, juntamente com o Sebrae.  Estamos animados com esse trabalho, pois o Ministério encontrou, por exemplo, Instâncias de Governança estruturadas, a campanha de promoção e divulgação “VisitMS – você no seu melhor estado” já em sua segunda etapa, ou seja, o programa vem somar ao que já vem sendo feito sem precisar começar do zero”, ressalta Wendling.

A Rota Pantanal Bonito receberá um pacote de ações organizadas em quatro linhas de trabalho: o fortalecimento da governança por meio de uma agenda estratégica entre setor público e privado; a melhoria dos serviços e atrativos turísticos, com foco especial nas micro e pequenas empresas; marketing e apoio à comercialização por meio de campanhas, produção de inteligência mercadológica e participação em eventos estratégicos; e atração de investimentos e apoio ao acesso a linhas de crédito e fontes de financiamento.

No Programa Investe Turismo, uma rota turística estratégica é o agrupamento da oferta turística de um ou mais municípios, para fins de planejamento, gestão, atração de investimentos, promoção e comercialização turística. Dentre os critérios utilizados estão a participação no município no Mapa Brasileiro do Turismo 2018 nas categorias A, B, C ou D; ter destinos já promovidos em âmbito nacional pelo Ministério do Turismo e pelo menos um consolidado no mercado internacional; e ter patrimônios mundiais da humanidade, eleitos pela Unesco, nas rotas contempladas. Também foram considerados aspectos como acesso, conectividade, venda conjunta e existência de projetos de consolidação das rotas como produto turístico.

O programa também possibilitará a entrega de um Plano Integrado de Posicionamento de Imagem do Brasil, um Plano Nacional de Atração de Investimentos e também a implantação de um Mapa do Turismo Inteligente. Prevista no Plano Nacional de Turismo 2018/2022, a primeira ação tem como foco identificar e definir um novo posicionamento do Brasil como destino turístico. Por meio de uma plataforma online, o mapa vai identificar e georreferenciar iniciativas inovadoras de empresas, instituições e órgãos públicos no setor de turismo de todo o Brasil. Gerar ambiente propício ao surgimento de novos negócios também é um resultado prioritário do programa.

Lançamento do Programa Investe Turismo, em Bonito (Foto: Roberto Castro/MTur)

Parcerias e investimentos

Além do MTur, a Fundação de Turismo também está investindo no programa Investe Turismo, através de um convênio com o Sebrae-MS. “Estamos adicionando mais R$ 750.000,00 para ações de fomento do turismo. O Governo do Estado também adicionou outras ações que não estavam previstas pelo Investe, como a captação de novos voos com o programa Decola MS, inteligência de mercado, pesquisas de apoio ao Observatório de Turismo, desenvolvimento da Rota Cerrado Pantanal e Rota Caminho dos Ipês, incentivo a segmentos turísticos como birdwatching, pesca e negócios e eventos. Estamos trabalhando efetivamente para que o turismo de desenvolva cada vez mais, para que os empresários tenham condições de fazer negócios e aumentar o fluxo turístico dos nossos destinos”.

A Secretaria Nacional de Aviação Civil, do Ministério da Infraestrutura é a mais nova parceria do Governo do Estado, através da Fundação de Turismo. “O secretário Ronei Saggioro Glanzmann se colocou à disposição para, além da estruturação dos aeroportos de Bonito e Campo Grande, fortalecer a aproximação das novas companhias aéreas que têm interesse em operar em Mato Grosso do Sul”, finaliza o diretor-presidente da Fundtur-MS.

Débora Bordin – Fundação de Turismo de MS / Foto capa: @visitmsoficial