A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur MS), em parceria com a empresa Compensei, realizou nesta quinta-feira (13), no Sebrae MS, o Workshop de Compras e Licitações Sustentáveis para o Setor Público. A iniciativa tem como objetivo capacitar servidores e gestores públicos da SETESC e suas vinculadas (Fundtur, Fundesporte e Fundação de Cultura) na adoção de critérios sustentáveis na aquisição de bens e serviços, promovendo um impacto positivo no meio ambiente e na economia local. Servidores da Secretaria de Administração também participaram da atividade.
O workshop apresentou uma abordagem teórica e prática, proporcionando um entendimento aprofundado sobre as diretrizes de sustentabilidade nas compras públicas e demonstrando cases de sucesso na implementação dessas práticas. Durante o evento, especialistas compartilharam insights sobre as vantagens ambientais, sociais e econômicas das compras sustentáveis, além de estratégias para viabilizar sua adoção dentro da administração pública.
Para Bruno Wendling, Diretor Presidente da Fundtur, “o workshop reforça a responsabilidade do poder público em influenciar a adoção de práticas sustentáveis pelos principais fornecedores do Governo”. A realização do evento reforça o compromisso da Fundtur MS em impulsionar o turismo sustentável no Estado, garantindo que as contratações do setor público estejam alinhadas com princípios ESG e contribuam para a redução de emissões de carbono e preservação dos recursos naturais, e garantirmos um estado próspero, inclusivo, verde e digital.
O workshop tem apoio da Compensei, empresa referência em descarbonização e sustentabilidade, que atua na promoção de soluções inovadoras para empresas e instituições que buscam reduzir seus impactos ambientais, contratada pela Fundtur para apresentar soluções inovadoras para a descarbonização no setor do Turismo em MS.
Para Vilena Silva, “o Workshop tem o papel fundamental de demonstrar de forma prática a inserção dos critérios de Sustentabilidade nos processos de compras públicas, alinhado com os preceitos da Nova Lei de Licitação que traz a Sustentabilidade como o princípio, onde deve-se considerar não apenas o preço, mas também o impacto ambiental e social como um critério de escolha. Esse é o primeiro passo para construção de uma agenda positiva de compras sustentáveis e que se alinha aos objetivos climáticos do Estado do MS”.
Texto e foto: Assessoria de sustentabilidade e ação climática no Turismo da Fundtur