Turismo de Mato Grosso do Sul se destaca no Fórum LGBT por seu posicionamento e é modelo para destinos nacionais

Categoria: LGBT+ | Publicado: sexta-feira, outubro 1, 2021 as 15:12 | Voltar

A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul esteve no Fórum de Turismo LGBT do Brasil, que aconteceu no último dia 30, em São Paulo, e apresentou destinos como Pantanal, Campo Grande e Bonito / Serra da Bodoquena. No evento, o diretor-presidente da Fundtur, Bruno Wendling, participou do painel ‘Turismo LGBT+ em destinos nacionais’ para o público do segmento.

O diretor-presidente da Fundtur diz estar muito feliz com a participação do MS no Fórum de Turismo LGBT. “Estivemos em destaque onde aconteceram as palestras e workshops, compondo painéis importantes e debatendo a estruturação do segmento no estado. Vejo isso como um resultado muito positivo e a gente fica ainda mais em visibilidade enquanto destino preparado para receber o público LGBT. Fomos muito bem recebidos pelo trade, pelos especialistas na área, pelos jornalistas, enfim, todos ficaram bem impactados com as nossas estratégias, com a política pública estadual. Temos que comemorar o resultado inicial desse esforço e vamos continuar na estruturação, no posicionamento e na promoção para aumentar o fluxo de turistas no estado e para que cada vez mais sejamos destaque do segmento no cenário nacional e futuramente no cenário internacional”, avalia.

Entre os painelistas estava a atriz transexual Glamour Garcia, com o tema ‘Turismo para pessoas trans’. Ela, que já atuou em novelas e produções da Rede Globo, falou sobre a imensurável importância do Fórum de Turismo LGBT do Brasil. “Primeiro porque o Brasil é um dos maiores polos da cultura LGBT do mundo, a população brasileira tem uma comunidade LGBT muito ativa. Acho interessante que as empresas e instituições comecem a olhar para a cultura LGBT não só como uma manifestação da sociedade, mas como cultura a ser consumida a ser apreciada. E acho que uma das maiores importâncias de Fóruns e atividade como esta é a discussão da inserção dessas pessoas, não só na interface do consumo, mas também na interface profissional. Afinal nós temos cidadãs e cidadãos capazes na comunidade LGBT e estão todos esperando uma oportunidade. Eventos como esse mostram o valor da pluralidade”.

A viagem a Bonito, ocorrida no último mês de agosto, também foi assunto e a atriz falou sobre respeito à natureza e à diversidade. “Eu tenho uma questão ideológica em relação ao respeito pelo meio ambiente e por todos os seres vivos. Para mim Bonito foi ótimo, saí de lá super feliz. Gosto muito de estudar sobre o meio ambiente e lá tive muita informação sobre ecoturismo e preservação. Além disso eu amei o atendimento que eu recebi, desde a agência que me atendeu e prestou toda consultoria dos passeios, até o acolhimento impecável do hotel que me hospedei. Amei exatamente tudo em Bonito”, exalta Glamour.

A agente de viagens Graziela de Camilis, da agência paulistana DeCamilis Viagens, lembra que este é um público que vem crescendo muito. “Realmente às vezes ficamos sem saber como lidar com o público LGBT, mas temos que saber como nos posicionar e estar preparados para bem atender a diversidade. E o Fórum sempre nos acrescenta com informações que não sabíamos, como o que oferecer para o público LGBT”, diz Graziela.

A agente conta ainda que esteve no Pantanal recentemente e se encantou com o destino. “Estivemos no Pantanal e foi bem inusitado para mim. Eu e meu marido amamos a simplicidade, a variedade de animais. Eu nunca vi tantos pássaros diferentes na vida, como tuiuiú que é maravilhoso. Ficamos numa pousada na beira do rio Miranda, vimos muitas capivaras, famílias delas, muitos jacarés. Os ipês são a coisa mais linda, eu acordava e via um ipê rosa enorme e araras azuis de pertinho”, comemora.

O Fórum

Alex Bernardes, idealizador e diretor do Fórum de Turismo LGBT, conta que até 2019 o evento só tinha a presença de destinos internacionais. Os destinos nacionais começaram a participar durante a edição virtual do Fórum, em 2020, quando já contou com Mato Grosso do Sul como destino LGBT friendly. “Esse ano conseguimos abrir os olhos de outros cinco destinos nacionais e com certeza isso aconteceu por conta da entrada do MS no ano passado, isso gerou um interesse dos outros destinos como uma concorrência saudável. Sabemos que nosso público ainda não se sente muito confortável na maioria dos destinos brasileiros, até por conta de segurança, mas Mato Grosso do Sul está um passo à frente de vantagem e eu fico muito feliz com isso”, ressalta.

A presença da Fundação de Turismo do MS (Fundtur MS) no Fórum de Turismo LGBT 2021 foi mais uma ação estratégica para promover e divulgar Mato Grosso do Sul como um importante destino turístico. Além da participação no painel ‘Turismo LGBT+ em destinos nacionais’, a diretora de Promoção e Mercado da Fundtur MS, Karla Cavalcanti, fez uma capacitação sobre as especificidades do turismo de Mato Grosso do Sul.

A marca do turismo do estado esteve presente em materiais de divulgação como sacolas, painéis na Arena ‘Isto é Mato Grosso do Sul’, capas de cadeiras, banners online, backdrop da campanha “Desbravador de Destinos” para que os participantes pudessem tirar fotos, além de uma mesa para atendimento.

Para o diretor do Fórum, a nova campanha nacional do turismo sul-mato-grossense está muito alinhada com o segmento. “O estado fez um trabalho de base, capacitando o trade para receber bem o turista LGBT para depois convidar o turista para visitar seus destinos. E ao mesmo tempo, o trabalho conjunto que a Fundtur fez com a subsecretaria estadual LGBT e a secretaria de Segurança Pública deu um respaldo para que o turista chegue ao Mato Grosso do Sul ele se sinta bem-recebido e seguro. O MS é um modelo que pode e deve ser seguido por outros destinos nacionais”, pontua Alex.

O evento, que teve o intuito de gerar conhecimento e reunir os melhores profissionais do mercado no segmento, contou com ferramentas como palestras e apresentação de cases que auxiliaram na capacitação dos profissionais do turismo e no desenvolvimento de produtos que atendam às demandas do turismo LGBT.

 

Texto: Débora Bordin / Fotos: Divulgação  Fórum de Turismo LGBT do Brasil /Ana Azevedo

Publicado por: daraujo@fundtur.ms

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.