O dia 09 de novembro é dedicado a homenagear o profissional dedicado a agradar os hóspedes durante sua estadia nos empreendimentos turísticos
Responsável por tornar a experiência do hóspede o mais positiva possível, seja em hotéis, resorts, pousadas e albergues, o hoteleiro comemora nesta quarta-feira (09) o seu dia. Gerentes, administradores e proprietários de hotéis fazem parte desse grupo que há 80 anos celebram a data para marcar a fundação da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), criada durante o 1º congresso da categoria realizado em 1936, no Rio de Janeiro. Na época, os hotéis buscavam a valorização e a regulamentação de estabelecimentos informais de hospedagem com o objetivo de defender os direitos dos hoteleiros no Brasil.
A chamada “indústria sem chaminé” tornou-se um dos mais sólidos segmentos do turismo brasileiro. A rápida geração de emprego e renda é uma das caraterísticas do ramo hoteleiro que reúne, em um mesmo ambiente, profissionais de hospedagem, lazer, recreação, e alimentos e bebidas, entre outros. O hotel está entre os principais equipamentos e serviços turísticos de um destino. Alguns são considerados até o principal atrativo do local. Os resorts “all inclusive” têm como característica atrair visitantes pelos serviços oferecidos aos hóspedes. A pensão completa é um deles. Quem não guarda na memória os cafés maravilhosos e refeições inesquecíveis, além do atendimento e cortesia do hotel dos sonhos de muitos viajantes?
O segmento hoteleiro representa, em todo o país, mais de 1,3 milhão de empregos diretos e 675 mil indiretos. A ABIH é uma das associações empresariais de classe mais antigas do turismo nacional, com mais de 3.200 meios de hospedagens associados em todo o Brasil. Ela atua como órgão técnico e consultivo na busca de solução para os problemas do setor hoteleiro e consolidou-se no decorrer dos anos como uma fonte de dados e informações setoriais.
Este é um importante reconhecimento a quem acolhe o turista em seu estabelecimento e é responsável, em grande parte, pelo sucesso da viagem e retorno do visitante. A hospitalidade envolve o conceito de bem servir aos que procuram o hotel, seja para negócios ou lazer, estabelecendo um elo entre os setores ligados ao turismo, além de gerar desenvolvimento para a economia da região onde se estabelece. A formação de um profissional hoteleiro conta com aulas de alimentos e bebidas, técnicas de gerenciamento, marketing, manutenção e hospedagem.
Ministério do Turismo