Trilhas de Longo Curso em Mato Grosso do Sul: Rota dos Pioneiros e Aviturismo nas regiões Vale das Águas e Cone Sul

Categoria: Isto é Mato Grosso do Sul | Publicado: terça-feira, fevereiro 27, 2024 as 10:26 | Voltar

A Fundação de Turismo de MS, por meio da Diretoria de Desenvolvimento do Turismo e da Gerência de Inovação da Oferta Turística, realizou entre os dias 19 e 22 de fevereiro uma visita aos municípios da Rota dos Pioneiros, em Mato Grosso do Sul. O objetivo foi apresentar os avanços do fortalecimento da governança e inovação da oferta turísticas para região e os planos de promoção da rota, que está localizada nas regiões da IGR Vale das Águas e Cone Sul.

A Rota dos Pioneiros é conhecida como a maior Trilha Aquática do Brasil, da Rede Brasileira de Trilhas. Em Mato Grosso do Sul, ela abrange os municípios de Taquarussu, Jateí, Naviraí, Itaquiraí, Eldorado e Mundo Novo.

O rio Paraná, majestoso e imponente, guarda segredos e testemunhos de séculos de história, desde os tempos dos povos indígenas até os dias atuais. Percorrer suas margens é mergulhar em uma narrativa épica, repleta de aventuras, descobertas e desafios.

A Rota dos Pioneiros oferece uma oportunidade única de explorar o rio Paraná de maneira íntima e intensa. Ao longo de mais de 400 quilômetros, a rota atravessa paisagens deslumbrantes proporcionando uma experiência completa para os amantes da natureza e dos esportes aquáticos.

Durante as reuniões com os gestores municipais foram apresentadas as necessidades de reconhecimento da rota por meio de decreto municipal, as ações realizadas pela FundturMS para divulgar a rota e integrá-la em eventos e feiras participados pelo órgão, com o objetivo de promover o turismo na região.

Trabalho de Promoção

Também foi abordado como a Rota dos Pioneiros integrará um trabalho conjunto de promoção do aviturismo (turismo de observação de aves) na região. A região possui a Mata Atlântica de Mato Grosso do Sul, onde vem sendo realizado um trabalho de desenvolvimento e promoção do Aviturismo nas unidades de conservação que será lançado no Avistar Brasil, maior feira do segmento de observação e fotografia de aves e que ocorre em maio deste ano.

Esses dois segmentos estão sendo desenvolvidos fortemente na região, com planos de promoção para continuar atraindo mais turistas para Mato Grosso do Sul e aumentando a oferta turística do Estado.

Para o diretor-presidente da FundturMS, Bruno Wendling, o Mato Grosso do Sul vem buscando constantemente inovar em sua oferta turística, explorando os recursos naturais e culturais de todas as regiõeso. “Estabelecemos planos sólidos para promover o potencial turístico de cada localidade, garantindo que nossos visitantes tenham experiências únicas e enriquecedoras. Nosso objetivo é tornar Mato Grosso do Sul um destino turístico de destaque, reconhecido nacional e internacionalmente pela sua diversidade e beleza”.

As trilhas de longo curso, como a Rota dos Pioneiros, têm como objetivo promover não apenas a região em que estão localizadas, mas também todo o potencial turístico e cultural do estado. Por ser uma trilha já reconhecida nacionalmente, a Rota dos Pioneiros atrai a atenção de turistas interessados em desbravar novos destinos em Mato Grosso do Sul.  Essas trilhas proporcionam uma oportunidade incomparável de explorar a beleza natural e a diversidade cultural de Mato Grosso do Sul, destacando as riquezas que o Estado tem a oferecer.

Para o diretor de Trilhas Aquáticas da Rede Brasileira de Trilhas, Erick Xavier, ao liderar essa articulação a FundturMS assume seu papel como representante do Estado, que é o esperado de todos os estados do Brasil, com o papel de articular, buscar, apoiar e fomentar.

“A rodada que vocês fizeram foi muito importante, pois destaca positivamente o Mato Grosso do Sul. O que o Estado vem realizando já é um grande exemplo, um caso exemplar para mostrar o interesse do Estado. E queremos que outros estados sigam esse exemplo de Mato Grosso do Sul em promover as trilhas de longo curso como um potencial turístico brasileiro”, conclui Xavier.

Conheça mais sobre a rota  - www.redetrilhas.org.br/w3/index.php/as-trilhas/trilha-regional-2/rota-dos-pioneiros

Texto: Edson Moroni - gerente de Inovação da FundturMS

Fotos: Rota dos Pioneiros