Sustentabilidade e artesanato compõem roteiro da Adventure Week Pantanal & Bonito

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, março 30, 2016 as 11:03 | Voltar

Campo Grande (MS)Polo turístico, Bonito é referência na gestão sustentável no país, reconhecida nacional e internacionalmente. O município soma a harmonia e a interação com a natureza, com respeito ao meio ambiente. Na cidade vários projetos sustentáveis fortalecem o vínculo de preservação e a comunidade local.

Durante o evento internacional Adventure Week Brazil – Pantanal & Bonito, operadores e jornalistas norte-americanos e europeus conhecerão os atrativos turísticos dos destinos. Dentro dos roteiros estabelecidos estão atrativos naturais, culturais, gastronômicos e de projetos sustentáveis, como a Casa do Vidro, com sede na cidade de Bonito, que desde 2014 trabalha com a destinação sustentável das embalagens de vidro.

????????????????????????????????????
Visita de inspeção do roteiro realizada em janeiro.

Realizado pela primeira vez no Brasil o evento acontecerá em Bonito e no Pantanal, entre os dias 6 e 15 abril, e oferecerá a operadores e jornalistas atividades relacionadas ao Ecoturismo e Turismo de Aventura, através de passeios, palestras e rodadas de negócios. A Adventure Week reunirá 15 operadores de viagens, que conhecerão os destinos turísticos a serem trabalhados nos países emissores e cinco jornalistas especializados no segmento. O evento já ocorreu no Equador, Chile, Balcãs e México.

Para preservar os atrativos naturais, o patrimônio e os bens culturais, empresários têm investido em boas práticas sustentáveis. Conforme o proprietário da Casa do Vidro, Carlos Cardinal de Jesus Neto, a responsabilidade sustentável está na destinação correta do vidro.

Entre os principais parceiros estão a comunidade local, a Prefeitura Municipal de Bonito, através da Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Turismo, a IASB (Instituto das Águas da Serra da Bodoquena), hotéis, atrativos e restaurantes. “A destinação dos resíduos é uma preocupação de todos e a continuidade desse trabalho faz com que, o que seria descarte final, resista a mais uma fase sendo reutilizado”, destaca.

????????????????????????????????????
As peças  têm design exclusivo.

A fábrica recebe mensalmente cerca de cinco mil recipientes de vidro todos têm destinação adequada na linha de produção. De acordo com o empresário, a sustentabilidade e a criatividade são os pilares do trabalho.  “A sustentabilidade é nossa maior responsabilidade buscamos a parceria da comunidade e de vários setores. A Casa do Vidro hoje é um ponto de coleta, recebemos qualquer objeto de vidro, desde frascos de remédio, de alimentos, perfumes e bebidas”, ressalta Carlos.

O grande diferencial do produto está na criação de vários objetos, são peças com design exclusivo para decoração e uso doméstico como lustres, xícaras, vasos, copos, o maior foco está na produção de luminárias.

????????????????????????????????????
Instrumento musical feito com garrafas de vidro.

Mesmo com grande número de embalagens de vidro doados pelos colaboradores, todos são acondicionados de forma responsável para evitar o acúmulo de água, que consequentemente são retirados da área urbana, colaborando com o combate ao mosquito Aedes Aegypti causador da dengue e outas doenças.

No ano passado, a Casa do Vidro conquistou o segundo lugar na categoria “Parceiros do Trade”, com o trabalho “Vidro não é Lixo”, durante o 4º Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, na Convenção Braztoa 2015, no Rio de Janeiro. Organizado pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, a premiação reconhece as melhores iniciativas de sustentabilidade de toda cadeia turística do país.

12348145_1679224662324982_3569241937125868893_n
A Casa do Vidro conquistou o segundo lugar na categoria “Parceiros do Trade”, com o trabalho “Vidro não é Lixo”, durante o 4º Prêmio Braztoa de Sustentabilidade. Foto: Divulgação.

Para conhecer de perto este trabalho, que integra sustentabilidade, educação ambiental, envolvimento da comunidade e arte, acesse: Site da fábrica: www.casadovidrobonito.com.br e  Fanpage: http://bit.ly/1ZKysfx

Adventure Week Brazil- Bonito & Pantanal

O evento internacional de negócios, divulgação e promoção do turismo de Corumbá e Bonito é realizado pela ATTA (Adventure Travel Trade Association), em parceria com a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e apoio do governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS),  prefeituras de Corumbá e Bonito. O objetivo da ação é promover e apoiar a comercialização e a divulgação do Turismo de Aventura no exterior.

A ATTA é uma organização global dedicada a unificar, promover e estabelecer um crescimento responsável no mercado do turismo de aventura. A associação, sediada nos Estados Unidos, conta com rede de empresas e instituições envolvidas com o turismo de aventura com mais de 1.100 associados em 95 países.

Raquel dos Passos, Assessoria de Comunicação da Fundação de Turismo de MS.

Fotos: Raquel dos Passos

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.