Observatório de Turismo de MS disponibiliza Anuário dos Dados Turísticos 2018/2019

Categoria: Observatório do Turismo | Publicado: quinta-feira, julho 11, 2019 as 13:32 | Voltar

Campo Grande (MS) – Já está disponível no site do Observatório de Turismo de Mato Grosso do Sul, o Anuário dos Dados Turísticos de MS 2019 – ano base 2018. A publicação institucional do Anuário dos Dados Turísticos de Mato Grosso do Sul é um trabalho de consolidação de todas as pesquisas realizadas pela Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul através do Observatório de Turismo de Mato Grosso do Sul (ObservaturMS).

Segundo Bruno Wendling, esta é uma das principais ações da atual gestão. “Estamos muito felizes por esse primeiro Anuário depois de muito planejamento, estruturação, contratação de equipe. E hoje, depois de pouco mais de um ano do início dos trabalhos do ObservaturMS, a gente já consegue entregar um anuário rico em dados, com informações que vão servir para os gestores públicos e empresários tomarem as melhores decisões”, ressalta Wendling.

Ainda segundo o diretor-presidente, o maior desafio é a disseminação da informação e o uso delas por todos os envolvidos na atividade turística. “O anuário é um importante instrumento para ser realmente utilizado pelo setor, pois ele é fundamental para que possamos conhecer melhor nossa demanda e o perfil dos turistas. São informações importantes, inclusive, para quem pretende investir no nosso estado”, pontua.

O documento disponibiliza informações sobre dados gerais do Mato Grosso do Sul, oferta e fluxo turístico, empregabilidade, empresas abertas relacionadas ao setor, além de apresentar o perfil dos turistas que passaram pelo estado por motivação de viagem (negócios/trabalho, ecoturismo, familiares/amigos), entre outras informações relevantes do setor. O objetivo do Anuário é quantificar o impacto que o turismo gera em Mato Grosso do Sul, traçar demandas e tendências que irão balizar as estratégias e as tomadas de decisões, tornando as pesquisas um instrumento valioso de gestão.

Para Danielle Moura, coordenadora Operacional do Observatório de Turismo de MS, o turismo possui uma poderosa força econômica e transformadora. “Em um cenário de crescente competição, a geração e gestão da informação são extremamente importantes para o desenvolvimento dos destinos. Cada vez mais os órgãos responsáveis pela gestão do turismo devem dotar-se de ferramentas para monitorar a atividade, fornecendo informações confiáveis sobre sua evolução e dinâmica, visando traçar tendências e posicionamento de mercado”, enfatiza.

Os números apresentados no Anuário 2019 foram obtidos pelo OBSERVATURMS e outras fontes do setor, como a INFRAERO, Aeroportos municipais, AGEPAN, Bonito Convention Visitors Bureau (BCVB), ANTT, Delegacia da Polícia Federal de Corumbá, Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL), Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (JUCEMS), Marinha do Brasil - Capitania Fluvial do Pantanal, Observatório de Cultura e Turismo de Campo Grande/MS, Observatório do Turismo e Eventos de Bonito/MS, Superintendência Viária - Secretaria de Estado de Infraestrutura (SEINFRA) e Supervisão do Terminal Rodoviário de Campo Grande. Também foram incluídos números do turismo do Brasil, procedentes do Ministério do Turismo.

Para acessar o Anuário dos Dados Turísticos de Mato Grosso do Sul 2018/2019 entre no site www.observatorioturismo.ms.gov.br

Débora Bordin – Fundação de Turismo de MS