Durante os dias 28 e 29 de julho, gestores municipais de turismo do MS participaram de um curso de capacitação promovido pela Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, em parceira com o Sebrae/MS e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). O objetivo foi de qualificar os responsáveis pela formulação, planejamento e implementação de projetos turísticos dos municípios, alinhar informações, conceitos e rotinas da gestão pública do turismo em todo o estado.
O curso aconteceu em Campo Grande, e abordou temas como fundamentos do turismo, ações para o desenvolvimento do turismo, Observatório de Turismo de Mato Grosso do Sul, legislação do turismo e convênios, mercado e promoção turística e Conselho Estadual de Turismo.
“A segunda edição do Curso de Capacitação de Gestores Públicos Municipais de Turismo é uma ação fundamental para a política pública estadual, afinal de contas o turismo acontece no destino. É muito importante que as estratégias definidas em âmbito estadual cheguem de forma alinhada aos municípios, com informações e conceitos importantes nivelados para que todos os gestores estejam na mesma página, já que alguns estão iniciando o ciclo da gestão pública na sua cidade e precisam saber os conceitos básicos de legislação, de pesquisa, de governança e de promoção. Estamos muito felizes com o resultado, os gestores se mostraram satisfeitos com o conteúdo e esperamos que eles consigam aplica-lo nos seus municípios, pois isso vai refletir nos resultados da política pública estadual”, destaca o diretor-presidente da Fundtur MS, Bruno Wendling.
Para Bárbara Viana, secretária de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Local de Porto Murtinho, o curso vai auxiliar nas tomadas de decisão do turismo no município. “A gestão atual da Fundtur trouxe novas ideias e nos fez rever o modo de gestão do turismo no município e também deu ideias para o nosso planejamento. Estamos elaborando roteiros e colocando outras ações em prática e esse curso nos mostrou vários caminhos para podermos melhorar essas ações, ressalta Bárbara.
Com palestras presenciais e exposição de conteúdos feito por palestrantes e profissionais do segmento turístico, que elaboraram apostilas como material de apoio, o curso atendeu 70 participantes, de 39 municípios. Ao final do curso, os cursistas concluintes receberam um certificado expedido pela Fundtur/MS.
Débora Bordin- Fundação de Turismo do MS / Foto: Karla Cavalcanti