Campo Grande (MS) – Nesta quinta-feira (18), os municípios de Campo Grande, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rochedo, Sidrolândia e Terenos), participam da Oficina Participativa de elaboração do Plano de Marketing de Campo Grande e Região Caminho dos Ipês. O evento aconteceu no Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande.
Na ocasião foram apresentados, de forma resumida, os dados do diagnóstico da situação atual e do mercado turístico potencial, definição dos objetivos e estratégias do plano desenvolvido com investimentos do Programa Regional de Desenvolvimento do Turismo (PRODETUR), através da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS) e do Ministério do Turismo.
Segundo o diretor-presidente da Fundtur-MS, Bruno Wendling, o plano é um instrumento de planejamento a ser utilizado pelos municípios com oferta turística. “A gestão pública municipal e a iniciativa privada precisam se apropriar do plano e utilizá-lo de fato para que a região turística se estruture, se consolide e então possa ser promovida para o mercado”, pontua.
Após a etapa de elaboração do plano, pesquisa, levantamento de informações relativas à região turística, oficinas participativas, haverá a entrega do diagnóstico estratégico com quatro estratégias a serem trabalhadas: ampliar a participação no mercado atual com o produto atual da região, trabalhar o produto atual em um novo mercado, criar um produto novo e inseri-lo no mercado atual e criar uma estratégia para um produto novo em um novo mercado de atuação.
A secretária de Cultura e Turismo de Campo Grande, Nilde Brun, agradeceu ao Governo do Estado de MS pelo projeto que vai favorecer não só a capital, mas todos os municípios que fazem parte da região Caminho dos Ipês. “Precisamos mostrar para as pessoas o turismo que nós temos, temos que provocar o desejo ou inconsciente do turista para visitar os atrativos da nossa região. Mas para isso precisamos de um direcionamento e o plano de marketing vai dar esse direcionamento pra nós, vai nos mostrar um caminho e nos dizer o que devemos fazer”, ressalta.
Após a elaboração do plano estratégico e plano operacional, as ações serão validadas pelo o poder público e inciativa privada. A previsão de entrega do Plano de Marketing de Campo Grande e Região Caminho dos Ipês é dezembro de 2017.
Texto e foto: Débora Bordin – Assessoria de Comunicação da Fundtur-MS