Comprometida em fomentar o turismo responsável para proteger a infância e adolescência nos eventos geradores de movimentação turística que acontecerão no Estado, a FundturMS (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul) realizou no último dia 24 de maio uma reunião com organizações civis e empresariais que foram contempladas no edital 08/2024, de apoio a eventos geradores de fluxo turístico nos municípios de MS.
Objetivo dos Editais públicos é promover eventos de fluxo turístico por meio da descentralização de recursos e apoiar eventos direcionados as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) sem fins lucrativos e municípios de Mato Grosso do Sul, para fomentar desenvolvimento econômico e social.
Na reunião, discutiu-se como os organizadores de eventos podem ser grandes aliados e promoverem destinos turísticos seguro para nossas crianças e adolescentes. As OSCs e municípios foram orientados a aderirem à campanha permanente “Turismo Responsável é o que Protege a Infância e Adolescência” e ao Código de Conduta Brasil – Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo.
Atitudes que devem ser adotadas: prestar informações aos turistas acerca do posicionamento da empresa, de repúdio à exploração sexual de crianças e adolescentes por meio de cartazes, catálogos, vídeos, informações na página da internet e demais meios que considerar efetivos e ainda divulgar os canais de denúncia, como por exemplo o Disque 100, conselho tutelar de sua cidade ou disque 190 em caso de suspeita de crianças e adolescentes estiver em situação de violência.
De acordo com a gestora de Ação Social da FundturMS, Tania Regina Comerlato, Mato Grosso do Sul não aceita que crianças e adolescentes sejam exploradas em qualquer de situação. “A Fundtur tem realizado capacitações com gestores públicos e privados para consolidar o Estado como um local seguro para crianças e adolescentes e todas as populações”.
O Código de Conduta do Brasil foi apresentado durante a capacitação e é um instrumento de compromisso, de livre adesão. Tem como objetivo orientar e estabelecer padrões de comportamento ético para que empresas, prestadores de serviços turísticos, seus funcionários e colaboradores assumam um compromisso com a infância protegida e saudável. O código de Conduta Brasil visa garantir que, no desempenho de suas atividades, adotem ações de prevenção e enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes. Organizações e indivíduos interessados podem realizar sua adesão ao código através do link, fornecido durante a reunião.
A orientação é mais um passo importante na construção de um turismo responsável e seguro em Mato Grosso do Sul, promovendo a proteção da infância e adolescência e assegurando que o turismo seja uma força positiva para o desenvolvimento social e econômico do Estado.
Faça sua adesão ao Código de Conduta Brasil: www.codigodeconduta.turismo.gov.br/index.php/pt/
Texto e fotos: Gerência de Inovação da FundturMS