Fundtur publica edital para execução de curso de formação de condutores de Pesca Esportiva no sistema Pesque e Solte

Categoria: Pesca | Publicado: sexta-feira, setembro 10, 2021 as 16:07 | Voltar

A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS) publicou no Diário Oficial da última quarta-feira (08), voltado para seleção de Organizações da Sociedade Civil (OSC), os editais 09/2021 para execução de Curso de Formação de Condutores de Pesca Esportiva no Sistema Pesque e Solte no Distrito de Águas do Miranda em Bonito/MS e o edital 10/2021 para execução do mesmo curso em Corumbá e Ladário/MS.

Para o diretor-presidente da FundturMS, Bruno Wendling, esse é um edital importante, pois visa apoiar a capacitação do setor de pesca esportiva. “Especialmente agora com a mudança no perfil do pescador e no perfil da oferta de produtos de MS, voltada exclusivamente para a pesca esportiva, com o pesque e solte. Espero que tenha uma grande adesão e que as pessoas envolvidas com a pesca em Corumbá e Bonito, especialmente no 21, possam aderir e se qualificar para fazer a transição da pesca profissional para a pesca esportiva. Acredito que dessa forma só irá melhorar a experiência do turista que vem aqui para fazer essa atividade fantástica, mas com consciência e conservação do nosso meio ambiente”, ressalta.

Prevista para ocorrer no período de 01 de dezembro de 2021 a 28 de fevereiro de 2022, a capacitação deverá ter uma carga horária mínima de 35 (trinta e cinco) horas, sendo que, pelo menos 8 (oito) horas deverão ser com atividades práticas. O público-alvo será composto por guias de turismo, piloteiros, pescadores profissionais, condutores de pesca, dentre outros interessados que atendam visitantes pescadores praticantes do Turismo de Pesca no sistema pesque e solte.

Entende-se por “Guia de Turismo” o profissional formado em curso de guia de turismo regulamentado e cadastrado no CADASTUR; “Piloteiro”, profissional que conduz pescadores em barcos ou outro tipo de embarcação até os locais de pesca; “Pescador Profissional”, profissional que pratica pesca de forma autônoma ou em regime de economia familiar, com meios de produção próprios ou mediante contrato de parceria, desembarcado, podendo utilizar embarcações de pequeno porte; “Condutor de Pesca”, profissional que atua conduzindo pescadores amadores com conhecimentos de condução de embarcações, locais de pesca, petrechos (tipos e manuseio), tipos de iscas, registros, dentre outros necessários para prestação de serviços aos seus clientes.

As propostas deverão ser entregues e protocoladas, mediante ofício, na Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Avenida Afonso Pena, 7000 – Portal Guarani, em Campo Grande/MS), das 07h30 às 11h30 e das 13h às 17h, exceto aos finais de semana, no período de 09 de setembro a 08 de outubro de 2021. Os interessados também poderão encaminhar os envelopes lacrados contendo as propostas através dos Correios seguindo o cronograma apresentado no edital.

Informações sobre documentação, forma de apresentação da proposta, processo de seleção, cronograma, sobre o curso e outras informações estão disponíveis no site www.turismo.ms.gov.br/editais-e-convenios.

Confira o cronograma:

Débora Bordin, Fundtur/MS - Foto capa: Saul Schramm

Publicado por: daraujo@fundtur.ms

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.