Fundtur participa da segunda etapa da Expedição da Cidadania pelo Rio Paraguai

Categoria: Interior | Publicado: sexta-feira, maio 8, 2015 as 09:17 | Voltar

Campo Grande (MS) – A abertura da segunda etapa do projeto ‘Expedição da Cidadania’, no Comando do 6º Distrito Naval, que fica na Avenida 14 de Março, s/n°, no Centro de Ladário, acontece na próxima segunda-feira (11).

O projeto Expedição da Cidadania, promovido pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), tem como objetivo levar serviços essenciais ao exercício da cidadania e a Justiça Federal às populações de locais de difícil acesso, nos Estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. O projeto possui parceria com a Marinha do Brasil.

Às 7h30, acontece o evento da Marinha, o Bandeirão, e às 10 horas, no Hotel de Trânsito, a solenidade com a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Ricardo Lewandowski. Após a cerimônia, os servidores federais e estaduais embarcam nos navios Paraguaçu e o GREPD-01, percorrendo o Rio Paraguai até o dia 20 de maio, onde serão entregues aos ribeirinhos os documentos (RG e Carteira de Trabalho), os óculos prescritos nos atendimentos oftalmológicos (da primeira etapa) e realizadas as audiências de instrução e julgamento dos processos.

O governo do Estado de Mato Grosso do Sul está presente por meio dos seguintes órgãos: Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Fundação de Turismo de MS (Fundtur), Secretaria de Estado de Saúde de MS (SES) e Defensoria Pública do Estado de MS. Outras instituições que estão presentes são: Tribunal Regional Federal da 1ª e da 3ª Região, Cartório de Registro de Pessoas Naturais de Corumbá, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Prefeitura Municipal de Corumbá.

Primeira etapa da Expedição da Cidadania

Na primeira etapa, o navio da Marinha do Brasil ‘Almirante Leverger’ percorreu o Rio Paraguai, entre os dias 10 e 15 de março deste ano, partindo de Ladário até Porto São Pedro. No Estado de Mato Grosso do Sul, foram feitos os pré-atendimentos para identificar as necessidades dos cidadãos, com a respectiva expedição dos documentos, atendimentos médicos e odontológicos, elaboração dos requerimentos administrativos de benefícios previdenciários e as atermações dos processos nos Juizados Especiais.  O navio prosseguiu subindo o Rio Paraguai no Estado de Mato Grosso até o dia 25 de março, com atendimento das equipes de Mato Grosso.

Fonte: Cláudia Yuri | Assessoria de Comunicação Funtrab