Fundtur apresenta plano de ação para o fomento do turismo

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, março 11, 2015 as 10:17 | Voltar

Nesta quinta-feira (12), o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Nelson Cintra, participa da reunião ordinária do Conselho Municipal de Turismo de Corumbá (Comtur), no município. Na oportunidade, Cintra apresentará o plano de ações para o desenvolvimento do setor turístico da região.

Conforme o diretor-presidente, o alicerce do turismo do Estado será formado pela gestão participativa e articulada dos setores públicos, privados e sociedade civil. “Os projetos, proposições e programas de promoção para o desenvolvimento do turismo devem ser definidos em conjunto, já que cada região conhece suas necessidades. Precisamos somar esforços para que possamos elaborar estratégias para o setor”, destacou.

Os eixos norteadores da política para o fomento do turismo serão pautados no tripé: Implantação do Observatório de Turismo do Estado; infraestrutura turística e atualização dos diagnósticos dos municípios.

Segundo Cintra, serão feitos diagnósticos nos 79 municípios do Estado para identificar as potencialidades e prioridades de cada cidade e consequentemente, realizar um planejamento estratégico voltado especificamente para as necessidades locais.

A intenção é conhecer as demandas principais do turismo local para posteriormente elaborar projetos que atendam toda a região. “Vamos ouvir o segmento e estreitar laços. Reunir todos os envolvidos é o caminho para fortalecer o turismo e ampliar a oferta”, explica Cintra.

Serviço:
Data: 12/03/2015
Horário: 16 horas
Local: Fundação de Turismo do Pantanal – Ladeira Cunha e Cruz (Beco da Candelária), 37 – Porto Geral.

Fórum de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo

Nelson Cintra participou na manhã de quarta-feira (11), em Brasília, juntamente com o Secretário de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Athayde Ney, da reunião extraordinária do Fornatur (Fórum Nacional de Dirigentes e Secretários Estaduais de Turismo), colegiado formado pelos secretários estaduais de Turismo e/ou presidentes de órgãos estaduais de Turismo.

184975_nelson_ministro_e_athayde

O Fornatur atua em conjunto com o Conselho Nacional do Turismo, como órgão de assessoramento ao Ministério do Turismo, na elaboração e implantação do Plano Nacional do Turismo e na discussão dos principais programas e projetos do turismo brasileiro, formando o Núcleo Estratégico do Turismo, coordenado pelo Ministério do Turismo.

Durante a reunião os representantes debateram temas relevantes do turismo nacional, incorporaram as demandas estaduais, regionais e nacionais, e apresentaram ações do executivo estadual na gestão do turismo. Na ocasião os membros elegeram a nova diretoria do Fornatur.

Mais informações no site www.fornatur.com.br

Fonte: Fundtur / Raquel dos Passos