Fundação de Turismo participa de inúmeras ações no interior do estado

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, setembro 17, 2015 as 12:36 | Voltar

Dentro do projeto de fomento do turismo nos municípios, a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur/MS), através do diretor-presidente Nelson Cintra e técnicos, participa desde o inicio da semana de várias ações desenvolvidas no interior do Estado. O objetivo é contribuir para o fortalecimento do setor turístico, com foco na ampliação e diversificação da oferta turística.

Desde o início da semana a equipe acompanha a 2ª edição da Rota do Desenvolvimento realizada pelo Governo do Estado, em Coxim. A ideia é levar para a Região Norte uma série de palestras e workshops visando os diferentes tipos de negócios da região, pensando no fomento à interiorização do desenvolvimento e a diversificação da matriz econômica sul-mato-grossense. Técnicos da Fundação de Turismo ministram palestras focadas nos eixos norteadores do desenvolvimento do turismo de Mato Grosso do Sul.

Dando continuidade à ação em Coxim, hoje (17), acontece o Painel “Oportunidades de Renda Associadas ao Turismo”, ministrado pelo professor doutor, Milton Augusto Mariani, a palestra é voltada aos interessados em empreender no setor turístico. Já na sexta-feira (18), durante o período da tarde até às 21 horas, a equipe da Fundtur fará cadastramentos no Cadastur.

Nesta quinta-feira (17), o diretor-presidente, Nelson Cintra, juntamente com o diretor de Desenvolvimento de Turismo e Mercado, Geancarlo de Lima Merighi e a assessora de gabinete, Fernanda da Silva Bentasol, participam de uma série de reuniões para discutir programas de desenvolvimento da fronteira entre Amambay (Paraguai) e Mato Grosso do Sul. As reuniões acontecem entre os dias 17 e 18, em Pedro Juan Caballero-Paraguai. O evento é promovido pela Secretaria Nacional de Turismo do Paraguai (Senatur).

O objetivo das reuniões em Pedro Juan Caballero é discutir o Plano de Ações Integradas do Turismo na Fronteira com a finalidade de promover, estruturar e fortalecer o turismo de fronteira juntamente com os municípios envolvidos no plano. Na oportunidade será apresentada à Fundtur a campanha desenvolvida pelo Senatur: “Banheiros Limpos”.

Participam da reunião a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), Prefeitura Municipal de Ponta Porã, Federação do Comércio de MS –Fecomércio, Ponta Porã Sem Fronteira Convention & Visitors Bureau, Câmara de Comércio e Industria de Pedro Juan Caballero, Sebrae/MS, Câmara Empresaria de Turismo de Mato Grosso do Sul, Secretaria Nacional de Turismo do Paraguai, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Municipalidad de Pedro Juan Caballero (PY), Governo do XIII Departamento de Amambay (PY), Municipalidad de Zanja Puytã (PY), Municipalidd de Capitan José Matias Bado (PY), Municipalidad de Bella Vista (PY), Municipalidad de Zanja Puytã (PY) e Bella Vista Norte (PY).

No sábado (19) acontece em Nioaque a “1ª Reunião Preparatória para os 150 anos da Retirada da Laguna”. Durante a reunião as instituições convidadas poderão propor e debater ações e atividades entre os municípios de Jardim e Nioaque para compor o evento.

A reunião é organizada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, por meio do Cadef (Centro de Análise e Difusão do Espaço Fronteiriço) e participação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Grupo de Estudos em Fronteira, Turismo e Território (Gefrontter) e do Comando Militar do Oeste (CMO). A reunião acontece no Clube de Esportes e Lazer de Oficinas de Nioaque/MS (Celon), às 7h30.

Entre os dias 18 e 19 estão programadas várias atividades nos municípios de Jardim e Nioaque, em locais que compõem os cenários da história da Retirada da Laguna.

Famtrip

Mato Grosso do Sul recebe nesta semana, entre os dias 18 e 24 de setembro, nove agentes e operadores europeus que participarão do 1ª Famtour Internacional Emas-Pantanal. A ação é promovida pelo Fórum Regional de Turismo da Rota Norte, região turística de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), prefeituras de Alcinópolis, Costa rica, Coxim, Rio Verde de Mato Grosso e empresários do setor. O responsável técnico do projeto é o gerente municipal de turismo de Coxim, Ariel Albrecht.

O Famtour é uma viagem de familiarização com agências de turismo para promoção de destinos turísticos no mercado. A iniciativa vai subsidiar agências e operadoras de turismo da Europa, no intuito de promover a comercialização no exterior do roteiro turístico Emas-Pantanal. Técnicos da Fundação de Turismo acompanharão o grupo.

Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul / Raquel dos Passos