Fornatur apresenta conquistas da atual gestão e desafios para o biênio 2022 – 2023

Categoria: Fornatur | Publicado: quinta-feira, outubro 7, 2021 as 15:39 | Voltar

Durante a 13ª Reunião Extraordinária do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais do Turismo (Fornatur), o atual presidente Bruno Wendling apresentou as conquistas dos últimos dois anos alcançadas mesmo em meio à pandemia de coronavírus. A reunião aconteceu de forma híbrida nesta quinta-feira, dia 07, durante a ABAV Expo & Collab, em Fortaleza (CE).

O presidente falou sobre a felicidade em poder ter o Fórum reunido presencialmente depois de momentos de restrições e sobre as conquistas num período difícil, mas de muito trabalho. “Sabemos que foi um período muito difícil, mas trabalhamos desde o início para propor e efetivar mudanças positivas para o turismo. Entre as conquistas do Fornatur estão a nossa notoriedade junto ao setor privado, a liderança Nacional, conquistas de recursos financeiros importantes e a profissionalização da gestão do Fórum”, destaca Wendling, que também é diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur MS).

Ainda entre as conquistas da gestão 2020 -2021 estão a participação do Fórum nas ações de enfrentamento à crise e retomada do turismo nacional, com a influência positiva na criação do selo ‘Turismo Responsável – Limpo e Seguro’ lançado pelo Ministério do Turismo, trabalho em emendas e Medidas Provisórias aprovadas no Congresso e a conquista de 13,5 milhões de reais em verba descentralizada do MTur para ações de retomada do turismo nos estados, além de parceria com a Confederação Nacional dos Municípios e em estratégias conjuntas com a Abear para que os Estados possam articular a captação de novos voos.

O presidente da Abear, Eduardo Sanovicz, esteve presente virtualmente na reunião e anunciou uma parceria com o Fornatur. “Estamos acompanhando os esforços de todos os estados e tomamos a decisão de iniciar uma nova fase de parceria. Vamos propor um programa para ceder este ano, em fase piloto, três bilhetes aéreos para cada uma das unidades da federação que são membros do Fórum. A ideia é convidar um formador de opinião para ajudar nas ações de promoção dos destinos. Se o programa der certo, ano que vem poderemos ampliar essa parceria na aviação”.

“Queremos firmar essa parceria como um primeiro movimento organizado com o Fornatur, para que seja uma linha direta de integração entre estados e linhas aéreas e que isso contribua com o desenvolvimento dos destinos”, explica Sanovicz. E para o presidente do Fornatur, essa é uma excelente iniciativa. “A Abear abre uma porta importante para os estados, junto às companhias aéreas”.

Além das conquistas e parcerias, Wendling também falou dos desafios que o próximo presidente, Fabrício Borges Amaral, enfrentará na retomada do turismo. Melhorar a articulação e influência junto ao poder legislativo e ao Ministério do Turismo, organizar a estrutura de comunicação das ações do Fornatur, aumentar a influência na tomada de decisões no MTur e Embratur são alguns desses desafios. Eleito por unanimidade em chapa única, Amaral assumirá o Fornatur de 2022 a 2023.

Para o presidente eleito, Fabrício Amaral, foi um dia importante e de consolidação. “Será um trabalho de grande esforço e de continuidade do que fez o presidente Bruno, um amigo e grande profissional. Vai ter a mesma pegada técnica, muita política pública, desenvolvimento profissional da instituição e aproximação com o poder público, tanto executivo quanto legislativo. Queremos transformar o Fornatur numa instância de governança mais respeitada do que já é e com poder de decisão em prol do desenvolvimento do turismo nacional", enfatiza.

Presente para o Fornatur

Criado em 2000 para ser um colegiado dos secretários de Estado de Turismo ou presidentes de Órgão Estaduais de Turismo, o objetivo do Fórum é deliberar sobre temas relevantes para o setor, incorporando as demandas estaduais, regionais e nacionais, constituindo-se um bloco de expressão técnica e política.

Bruno Wendling e Fabricio Amaral

O presidente do Fornatur tem assento no Conselho Nacional do Turismo e atua junto a este órgão no assessoramento ao Ministério do Turismo para elaboração e implantação do Plano Nacional do Turismo e na discussão dos principais programas e projetos do setor. Além de influenciar, hoje o Fórum é também um espaço para construir estratégias e políticas públicas para o turismo no país.

Como surpresa durante a reunião, Bruno Wendling anunciou a nova identidade visual do Fórum. “Gostaria de dar um presente ao Fornatur. Quero apresentar a nova marca, com o intuito de que ela represente essa nova etapa em que o Fórum está cada vez mais participativo nas articulações políticas, influenciando na construção de um turismo fortalecido e conquistando notoriedade nacional”, exalta.

Os membros que estavam presentes também ganharam uma caneca com a nova identidade para que eles vissem como ficarão as peças com a aplicação da nova marca. A última reunião do ano e da atual gestão, está marcada para acontecer em dezembro, em Bonito (MS), considerado destino referência em ecoturismo no mundo. Na ocasião a nova diretoria do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais do Turismo será oficialmente anunciada.

Texto: Débora Bordin / Fotos: Divulgação Fornatur