Famtour Internacional Emas-Pantanal encanta holandeses em Mato Grosso do Sul

Categoria: Famtour e Presstrip | Publicado: sexta-feira, setembro 25, 2015 as 09:04 | Voltar

Campo Grande (MS) – Entre os dias 18 e 24 de setembro, nove agentes e operadores da Holanda participaram do 1º Famtour Internacional Emas-Pantanal. A ação foi promovida pelo Fórum Regional de Turismo da Rota Norte, região turística de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), prefeituras de Alcinópolis, Costa rica, Coxim, Rio Verde de Mato Grosso e empresários do setor. Técnicos da Fundação de Turismo de MS acompanharam o grupo.

12025926_1701630086733011_213422381_o

Segundo o responsável técnico do projeto e gerente municipal de turismo de Coxim, Ariel Albrecht, a ideia foi apresentar para novos parceiros uma rota alternativa em Mato Grosso do Sul, que une os pantanais da região e o cerrado. “Recebemos muitos turistas europeus, que é um público exigente com relação à preservação da natureza e tem consciência da sua pegada ecológica no planeta. Eles buscam destinos alternativos que trabalhem os arranjos produtivos de turismo responsável, onde consomem produtos feitos pela própria comunidade. Para eles é importante o turismo não só como gerador de renda, mas também como fortalecedor da cultura local. E é isso que oferecemos na região”, enfatiza Ariel.

O diretor administrativo da operadora holandesa Brazil Tours, Marius van Rij, reforça o perfil do turista europeu. “Eu já estive no Brasil algumas vezes e gosto de mostrar aos meus clientes que eles podem ver um país diferente do Rio de Janeiro e Amazonas, por exemplo. Mato Grosso do Sul tem uma cultura e uma natureza linda, ainda pouco explorada”, cita Marius.

12055237_1701630043399682_1791637788_o

Os agentes e operadores chegaram em Campo Grande na última sexta-feira (18) e ficaram hospedados no Hotel Deville, onde conheceram algumas das unidades habitacionais e participaram de um jantar. No dia seguinte fizeram uma visita técnica no Aquário do Pantanal, que ainda está em obras. Seguiram então para a Rota Norte, onde estiveram na Área de Preservação Ambiental Sete Quedas do Rio Verde, Área de Preservação Ambiental Rio Cênico Rotas Monçoeiras, Pantanal de Paiaguás, Parque Natural Municipal Templo dos Pilares, Monumento Natural Serra do Bom Jardim, Parque Estadual das Nascentes do Taquari, Parque Natural Municipal do Salto do Sucuriú e Parque Nacional das Emas.

IMG_0279

Para o prefeito de Coxim, Aluizio São José, ações como essa são oportunidades da região aparecer aos olhos do mundo. “Estamos muito felizes com essa famtrip, pois tivemos a oportunidade de mostrar nossa fauna, flora, os rios e um pouco da nossa história, como exemplo através da Rota das Monções. Coxim e região têm vocação turística e um potencial imenso. Agora o nosso sonho é que bons negócios sejam gerados futuramente” salienta o prefeito.

Famtour

O Famtour é uma viagem de familiarização com agências de turismo para promoção de destinos turísticos no mercado. O objetivo da iniciativa é subsidiar agências e operadoras de turismo, no intuito de promover a comercialização de roteiros turísticos.

Débora Bordin – Assessoria de Comunicação FundturMS

Fotos: Andressa Lopes / Tomás da Costa / Karla Cavalcanti / Lívia Davi