Responsável pela promoção da imagem e dos destinos turísticos do Brasil no exterior, o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), autarquia vinculada ao Ministério do Turismo, completa nesta quarta-feira (18) 49 anos. Conforme o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Nelson Cintra, “a Embratur tem sido uma importante parceira na promoção dos destinos sul-mato-grossenses no mercado internacional”.
De acordo com Nelson Cintra, “É possível visualizar o impacto positivo das ações desenvolvidas pela Embratur para o fortalecimento da promoção internacional dos destinos, fundamentais para o desenvolvimento do setor”, disse. Cintra ainda parabenizou o trabalho desenvolvido pelo presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, frente à instituição.
A Fundação de Turismo tem participado das principais ações de promoção e divulgação internacional, como coexpositor no estande da Embratur . Neste ano, Mato Grosso do Sul juntamente com empresários do trade participaram da 20ª edição da Feira Internacional de Turismo do Paraguai- Fitpar 2015, em Assunção. O evento é um dos mais importantes do segmento na América do Sul. Uma importante ferramenta de divulgação dos destinos turísticos e intercâmbio de informações, contatos e negócios com empresas do setor e público final.
O Paraguai é um mercado com grande potencial emissivo de turistas. Segundo a Embratur, em 2014 entraram no Brasil mais de 293 mil turistas paraguaios e cerca de 22% dos turistas que visitam Mato Grosso do Sul são do País. O Paraguai é hoje o maior emissor turístico internacional para Mato Grosso do Sul.
A Fundação de Turismo também participou do 5º Workshop Brasil Sensacional, em Lima, no Peru. Mato Grosso do Sul contou com um espaço para atendimento e exposição de material promocional. Além de participar de rodada de negócios e workshops, apresentou o destino MS nos seminários do evento.
Mato Grosso do Sul é o 5º estado brasileiro que mais recebe turistas peruanos no Brasil, segundo pesquisa do Anuário Estatístico de Turismo do MTur de Janeiro de 2015. A maior parte deles (67%) veio ao país a lazer e 97,1% tem intenção de retornar.
Somado ao trabalho de promoção desenvolvido no país e no estado, as ações promocionais no exterior inserem os destinos turísticos de Mato Grosso do Sul na lista dos principais mercados internacionais.
Uma nova cara para a Embratur – O trabalho e modernização do Instituto para os próximos 50 anos envolve uma revisão das ações promocionais, dos investimentos e das parcerias. Já nessa linha a Embratur lançou, pela primeira vez, uma campanha específica para o verão com foco nos principais emissores da América do Sul. No ar, em seis países (Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Peru e Colômbia), a campanha especial de verão tem como tema “Viva o verão de perto – Venha para o Brasil”, passa pelas cinco regiões do País e destaca um destino plural que agrada a todos os gostos e idades. O material está disponibilizado para o trade. Assista o vídeo em: http://bit.ly/1MkLQiK.
A Embratur também está redesenhando sua atuação com os EBTs (Escritório Brasileiro de Turismo) com a participação das diretorias de mercados internacionais, áreas de relações públicas e marketing, além da estratégia de participação em eventos e feiras.
Novos investimentos estão sendo empregados no aprimoramento do site de promoção turística internacional, o “Visit Brasil”. Atualmente o portal está disponível em cinco idiomas e a meta é chegar a 10 até março de 2016. Esta e outras melhorias estão embasadas no entendimento de que a plataforma digital é essencial para que o Brasil tenha o retorno esperado e se torne um destino mais competitivo e mais desejado pelos turistas.
Raquel dos Passos, Assessoria de Comunicação da Fundtur-MS, com informações Embratur