Dourados será um dos 5 municípios que receberá missão de jornalistas na passagem da Tocha Olímpica

Categoria: Olimpíadas 2016 | Publicado: quarta-feira, abril 13, 2016 as 12:13 | Voltar

Dourados é uma das cinco cidades brasileiras selecionadas pelo Ministério do Turismo para receber uma comitiva de jornalistas durante a passagem da Tocha Olímpica, que ocorrerá no dia 26 de junho. O resultado da seleção do “Press Trip – Destinos do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016” foi confirmado no dia 30.

press-trip-2-475x317

Potencial turístico e cultural de Dourados será mostrado pela mídia nacional por ocasião da passagem da Tocha Olímpica; entre os locais visitados estão o Museu da Colônia Agrícola Nacional de Dourados, a Vila Olímpica e comunidades rurais – Assecom

Dourados concorreu com cidades do Brasil inteiro, sendo selecionada pela região Centro Oeste. As demais selecionadas foram Santarém-PA (Norte), Cabo Frio-RJ (Sudeste), Joinville-SC (Sul) e Porto Seguro-BA (Nordeste). Estas cidades receberão jornalistas e blogueiros custeados pelo Ministério do Turismo para conhecer os principais atrativos turísticos, experiências e vivências da região, durante a passagem da Tocha.

O roteiro de Dourados apresentado ao Ministério do Turismo foi elaborado pelo Núcleo de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável. De acordo com a secretária, Elizabeth Salomão, há uma série de eventos e atividades que acontecem por ocasião da celebração da Tocha Olímpica, no mês de junho.

Entre eles, a 39ª Festa Junina, uma das mais tradicionais do Estado, que acontece de 24 a 27 e o 4º Festival Gastronômico Sabores de Dourados, que começa dia 21 e segue por dois meses, até 21 de agosto.

Entre os atrativos turísticos indicados para serem visitado pelos jornalistas no dia 26 estão o Galpão das Artes Guaicurus, do mestre Cilso; a Reserva Indígena, incluindo a Vila Olímpica, mostra de artesanato e dança cultural; a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, para conhecer o projeto Sisfron; a Associação da Comunidade Negra Rural Quilombola Dezidério Felippe de Oliveira e a solenidade de passagem da Tocha.

press-trip-3-475x315

Potencial turístico e cultural de Dourados.

No dia 27, os jornalistas conhecerão o programa Qualifica Dourados, de qualificação de pessoas, e o Nace (Núcleo de Arte e Cultura), visitarão laboratórios de tecnologia do Senai, a Associação de Mulheres Rurais de Dourados Força Feminina, o museu e o cruzeiro da Colônia Agrícola Nacional de Dourados, a Agrovargas (Associação de Agricultores Familiares de Vila Vargas e, por fim, assistirão uma apresentação musical típica da região.

Destaque nacional

O prefeito Murilo comemora a escolha de Dourados. “Isto mostra que nossa cidade está muito bem e encontrou o caminho do desenvolvimento. Nossas ações novamente chamam a atenção do Brasil inteiro. Mais uma vez temos a oportunidade de ter a nossa cidade mostrada na grande imprensa em nível nacional”, diz.

O prefeito lembra que, primeiro foi selecionado como cidade celebração pelo nosso potencial e organização e agora pelo Ministério do Turismo para mostrar seu potencial turístico e cultura. “Acontecimentos como estes nos deixam felizes e indicam que Dourados está no rumo certo”, acrescenta Murilo.

O objetivo do Press-Trip é estimular a mobilização dos destinos participantes da rota de revezamento da Tocha Olímpica; divulgar e promover as diversidades cultural e natural brasileiras em veículos de comunicação de abrangência nacional; incentivar as viagens nacionais; estimular a competitividade e a atratividade de destinos e produtos turísticos brasileiros; apoiar o fortalecimento da imagem e a promoção dos destinos selecionados, tendo como diferencial as ações desenvolvidas para a recepção da Tocha Olímpica; e estimular o desenvolvimento de ações inovadoras e criativas, que gerem demanda turística para os destinos.

As despesas de deslocamento e estada da comitiva dos profissionais da imprensa nacional que participarão do press trip e dos técnicos que farão a visita prévia ao município serão arcadas pelo Ministério do Turismo.

Prefeitura de Dourados