Divulgada a 5ª fase do Programa de Classificação Turística, com evolução de 15 municípios do MS

Categoria: Classificação Turística | Publicado: segunda-feira, março 7, 2022 as 13:57 | Voltar

Já está no ar os resultados da 5ª fase do Programa de Classificação Turística dos Municípios de Mato Grosso do Sul, ano de 2022. A atualização do Programa é feita a cada dois anos com o monitoramento do desenvolvimento dos municípios, além do preenchimento da ficha do produto turístico, que possibilita o conhecimento de todos os seus atrativos e potenciais turísticos.

O diretor-presidente da FundturMS, Bruno Wendling, destaca a importância do Programa de Classificação Turística para ações voltadas para o desenvolvimento do setor no estado. “Esta é uma das ferramentas mais importantes que nós temos na gestão da Fundação de Turismo do MS. É uma ferramenta inovadora, que traz informações importantíssimas sobre o setor em cada município participante. Com esses dados podemos auxiliar na estruturação das gestões e saber quais municípios já estão capacitados para fazer parte das ações de promoção e divulgação, como campanhas de marketing regional, nacional ou internacional do nosso turismo”.

“Esse ano tivemos avanços importantes, pois aumentou o número de municípios que fizeram o cadastramento, de 43 para 48. Boa parte se manteve no mesmo patamar de classificação, mas 15 municípios evoluíram e isso mostra o trabalho das gestões municipais e a importância que eles têm dado para a atividade turística. Indicadores como estes que a matriz disponibiliza, permitem que o município se enxergue e consiga investir no que é mais importante ou prioritário e possa fortalecer as atividades do seu destino”.

Este ano, dos 48 municípios que integram o Programa, 15 apresentaram evolução nas categorias. O programa classifica os municípios de acordo com seu grau de desenvolvimento, através da análise dos macros critérios, nas seguintes categorias: Semear, Nascer, Frutificar e Colher.

Realizado pela Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), o programa busca fomentar o desenvolvimento da atividade turística em seus destinos. Clique AQUI e confira a classificação atual.

O Programa objetiva induzir e monitorar o desenvolvimento da atividade turística nos municípios de Mato Grosso do Sul a partir do levantamento da infraestrutura turística, da gestão pública e governança, sustentabilidade e mercado. Contribui também para que os gestores públicos municipais e estaduais conheçam o estágio de desenvolvimento no qual os destinos se encontram e tomem decisões estratégicas para melhorias nos processos de gestão pública, governança, sustentabilidade, infraestrutura turística e mercado.

Em parceria com a SGI (Superintendência da Gestão da Informação), da Secretaria de Fazenda, foi criada uma ferramenta de estímulo ao planejamento, gestão e marketing estratégico totalmente on-line (www.classificacao.fundtur.ms.gov.br).

A Ficha do Produto Turístico é constantemente atualizada, dando em tempo real as informações necessárias e atualizadas para gestores, empresários, investidores e demais entidades ligadas ao turismo.

Reconhecimento

Em 2019, a Fundação de Turismo do Estado (Fundtur-MS) ganhou o segundo lugar na categoria Gestão de Dados e Monitoramento Turístico, do Prêmio Nacional de Turismo, com o programa de Classificação Turística dos Municípios. O Programa teve início no ano de 2013, mas foi definitivamente institucionalizado com a publicação da PORTARIA FUNDTUR n.1, em 24 de abril de 2018.

Texto: Débora Bordin / Foto: Pref. Aparecida do Taboado