Dia do Pantanal: Cavalgadas são aventura certa para viver um pouco da cultura do homem pantaneiro

Categoria: Pantanal | Publicado: segunda-feira, novembro 12, 2018 as 15:17 | Voltar

Campo Grande (MS) – Hoje é comemorado o Dia do Pantanal, ecossistema reconhecido pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera. Considerado um dos melhores destinos para apreciação de vida selvagem no mundo, o Pantanal é um paraíso para observadores e fotógrafos de fauna e flora, onde vivem cerca de 260 espécies de peixes, 40 espécies de anfíbios, mais de 50 espécies de répteis, 650 espécies de aves e 50 espécies de mamíferos. Além disso, sua rica cultura é também um grande atrativo.

As cavalgadas são uma maravilhosa opção de integração com dessa cultura, marcada pela forte presença do homem pantaneiro, com a natureza. Os passeios são desenvolvidos especialmente para os amantes da atividade ou aqueles que estão em busca de uma grande experiência de viagem por um dos lugares com maior diversidade de fauna e flora do mundo. Já pensou em subir em seu cavalo, contemplar a natureza e ainda ajudar os peões a arrebanhar o gado pelas fazendas do Pantanal? Pois isso é possível no Mato Grosso do Sul.

Nas cavalgadas, que podem ser feitas de dia ou à noite, o turista pode vivenciar um pouco da cultura do homem pantaneiro, passar por trilhas que invadem a vegetação nativa, passear por dentro de fazendas com criação de gado, áreas alagadas, salinas e corixos (braços de rio) na vazante. Entre as incríveis experiências está também o avistamento de animais como tamanduás, tatus, cervo do Pantanal, veados campeiros e mateiro, porco-monteiro, queixadas, macaco-bugio, quatis, capivaras, antas e centenas de aves como tucanos, araras (azul, amarela e vermelha), tuiuiús, papagaios, periquitos. Além de tudo isso pode ter o privilégio de contemplar o pôr-do-sol do Pantanal, que é um espetáculo.

Existem roteiros com duração de 1 a 2 dias, como é a Cavalgada “Comitiva Pantaneira” promovida pela Fazenda 23 de Março, Pioneiro Turismo e Fazenda Hi Fish, no Pantanal de Miranda. Esta é uma viagem pela cultura e tradição do homem pantaneiro onde os turistas, além de acompanhar verdadeiros peões em ação, poderão acompanhar seu trabalho e modo de vida e as tradições do Pantanal. Também poderão tocar o gado pelas fazendas junto com esses peões, saborear a comida simples e deliciosa de um típico acampamento de comitiva e ainda descansar depois da lida numa rede esticada entre as árvores. E ao final do dia, nada melhor que um churrasco pantaneiro com roda de viola.

Há também roteiros que duram 1 ou até 7 dias, como é a Cavalgada “Travessia do Pantanal” promovida pela Fazenda Baía da Pedras e Hotel Barra Mansa no Pantanal da Nhecolândia. Nessa cavalgada o participante pode até passar a noite na mata e dormir em redes, dos tradicionais redários, e também fazer um passeio de barco pelo Rio Negro. Mas os roteiros das cavalgadas em todas as fazendas são personalizáveis e podem ser adaptados conforme a preferência e necessidades de cada grupo de visitante.

As pousadas e hotéis fazenda oferecem excelentes serviços de hospedagem, gastronomia, guias locais, equipamentos e apoio às cavalgadas. Os cavalos pantaneiros são bem treinados e fáceis de conduzir. Uma experiência única para observar a natureza, vida selvagem, paisagens e cultura do Pantanal.

Cultura do Homem Pantaneiro

Homem pantaneiro tomando tereré com água do rio (foto: @visitms)

Uma cultura formada por gente simples, de modos e linguajar peculiares, que aprendeu a conhecer o movimento das secas e das enchentes durante centenas de anos de ocupação no Pantanal. Orgulhosos de sua cultura, eles estão sempre à disposição para uma prosa, para contar causos e compartilhar com os turistas como é seu modo de vida. A mulher e o homem pantaneiro são responsáveis pela vida na região, onde a música, o vestuário e a gastronomia traduzem todas as influências de um povo que escolheu viver nesse santuário.

Débora Bordin – Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul | Foto destaque: Bolivar Porto

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.