Destinos da Tocha terão oportunidade de promoção nacional

Categoria: Olimpíadas 2016 | Publicado: segunda-feira, fevereiro 15, 2016 as 10:10 | Voltar

O Ministério do Turismo divulgou o  processo seletivo para a escolha de cinco destinos nacionais que receberão jornalistas e blogueiros durante o revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016. Chamada de Press Trip, a ação levará a imprensa para conhecer os principais atrativos de cada região. O prazo para apresentação de propostas pelos municípios é até as 18h do dia 07 de março.

A ação alinhada com a estratégia de Secretaria de Comunicação da Presidência da República visa nacionalizar a Olimpíada. O foco são cidades onde o fogo olímpico vai pernoitar, excluindo capitais. Os vencedores serão visitados por uma equipe de jornalismo do MTur e da imprensa nacional para produção de reportagens especiais.

“O tour da tocha é uma grande oportunidade de mostrar o Brasil, com toda a sua diversidade natural e cultural, para o mundo. Com essa ação, nossa ideia é estimular a mobilização dos destinos participantes da rota de revezamento da Tocha, além de promover a diversidade cultural e natural brasileira em veículos de comunicação de abrangência nacional”, afirmou o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.

Poderão participar os municípios em que a Tocha Olímpica Rio 2016 passará a noite, as chamadas “Cidades Celebração”, desde que façam parte de alguma Região Turística do Mapa do Turismo Brasileiro e que estejam nas categorias A, B ou C, conforme categorização estabelecida pelo Ministério do Turismo, com exceção das capitais estaduais e o Distrito Federal.

A proposta  que será enviada ao MTur precisa conter um roteiro com até três dias e duas noites com programação e detalhamento das atividades e atrativos a serem visitados. Ações desenvolvidas para a recepção da Tocha Olímpica Rio 2016 contarão como diferenciais. As organizações privadas estão impedidas de concorrer. A expectativa é de que resultado final seja publicado até 30 de março, no portal do Ministério do Turismo.

Em Mato Grosso do Sul, a tocha vai pernoitar em Dourados e Campo Grande, chamadas “cidades de celebração”. A passagem da tocha no estado é uma oportunidade para promover os destinos para turistas brasileiros e estrangeiros.

Tour da Tocha - A Tocha Olímpica será acesa na cidade grega de Olímpia, dia 21 de abril. Após um rápido trajeto pelo país europeu, será entregue ao Brasil dia 27 do mesmo mês. Em 3 de maio terá início, em Brasília, o revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016. Serão visitadas mais de 300 cidades em 95 dias.

Mais Informações - Para saber um pouco mais sobre os destinos por onde o fogo olímpico irá passar, o Ministério do Turismo produziu um conteúdo especial no portal, a página Ano Olímpico do Turismo. Os destinos que desejarem enviar mais informações sobre seus atrativos turísticos podem enviar um e-mail para: imprensa@turismo.gov.br.

Ministério do Turismo

Foto Dourados: Verônica Lira Kupfer Mota

 

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.