Os três eixos de atuação do novo mapa são a Melhoria da Oferta Turística, o Fortalecimento da Promoção e Comercialização e o Fortalecimento da Governança do Destino
Foi lançado na quinta-feira (17) o Mapa Estratégico para gestão do turismo em MS 2023/2027, instrumento fundamental para nortear as ações de fomento do turismo de Mato Grosso do Sul. Elaborado em conjunto com o Conselho Estadual de Turismo (CET) e entidades que fazem parte do Conselho, teve apoio de assessoria especializada em planejamento estratégico.
Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS, explica como foi elaborado o documento. “Foi definido que serão trabalhados três eixos de atuação: a Melhoria da Oferta Turística, o Fortalecimento da Promoção e Comercialização e o Fortalecimento da Governança do Destino. As 22 linhas de ação elencadas nos eixos serão implementadas ao longo de quatro ou cinco anos pelas entidades que compõem o CET (setores público, privado e terceiro setor). Queremos alcançar a visão de futuro que é tornar Mato Grosso do Sul um destino referência em experiências na natureza e onde a atividade turística é muito relevante para economia local e conservação dos nossos ativos naturais”.
O lançamento do Mapa Estratégico foi um dos principais temas durante a 3ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Turismo (CET) de 2022, que aconteceu no SebraeMS, contou ainda com uma novidade. “Agora o mapa vai contar com uma ferramenta de gestão, o MapTur. É uma ferramenta online que vai auxiliar o CET no monitoramento da execução das ações e esperamos alcançar os resultados e implementar as ações contidas no mapa”, complementa o diretor-presidente.
Os recordes do turismo do MS
Um dos principais destinos turísticos de MS e um primeiros destinos a retomar as atividades com selo de segurança pós-pandemia de coronavírus (em agosto de 2020), Bonito – considerado referência em ecoturismo no mundo – se superou e 2022 foi o ano dos recordes de visitação.
Segundo o Observatório do Turismo de MS (ObservaturMS) e Observatório do Turismo e Eventos de Bonito (OTEB), o quantitativo de visitantes no destino dos meses de janeiro a outubro de 2022 totalizou um montante de 226.161, número maior que todo o ano de 2019 e um aumento de +46% quando comparado aos 10 meses de 2021, ano ainda afetado pela pandemia. A média da taxa de ocupação de janeiro a outubro de 2022 foi de 57%, isso representa um aumento de +17% em relação ao mesmo período de 2019, período pré-pandemia, e de +44% em relação a 2021 de janeiro a outubro.
Já na região do Pantanal, a movimentação dos barcos-hotéis também bate recordes. De janeiro a setembro de 2022 registrou-se um montante de 18.562 passageiros, o que representa um aumento de 23% em relação a 2019, sem considerar os números do último trimestre de 2022 (já que em 2019 totalizou 15.006 em 12 meses, de janeiro a dezembro).
Texto: Débora Bordin – FundturMS, com informações do ObservaturMS / Foto: Flavio André MTur